No próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 13h00, terá lugar na Praia da Vitória a 1ª edição do Quadriatlo, organizada pelo Núcleo Sportinguista da Ilha Terceira, em parceria com a Autarquia Praiense, no sentido de promover a atividade desportiva. O evento foi apresentado em conferência de imprensa na tarde de sábado, 30 de janeiro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
A atividade, cujo ponto de concentração será na Avenida Álvaro Martins Homem (junto aos bares) é constituída por quatro provas, nomeadamente natação (1,5 km), canoagem (7 kms), ciclismo (40 kms) e corrida (10 kms).
Podem participar na iniciativa atletas individuais ou equipas de estafetas de dois a quatro elementos, sendo as inscrições efetuadas, até 30 minutos antes da prova, através do contacto 924482451 ou pelo endereço de correio eletrónico: pbartolomeu@gmail.com. A taxa de inscrição custa dois euros.
Até ao momento, o evento conta com mais de meia centena de inscritos, nomeadamente onze equipas de estafetas e 12 atletas individuais (sete alemães, três portugueses e dois espanhóis). Está também confirmada a presença dos alemães Lisa Hirschfelder e Stefan Teicher, dois dos melhores atletas mundiais de Quatriatlo.
No âmbito desta prova, o trânsito estará interrompido, das 14h00 às 16h00, na Avenida Álvaro Martins Homem, Zona Pedonal da Marginal, Largo da Batalha, Zona da Boavista, Estrada da Circunvalação e parte da Via Vitorino Nemésio, no sentido da Boavista em direção à Rotunda da Cruz do Marco.
Segundo Tibério Dinis, vereador com competência na área do Desporto, “a concretização desta iniciativa, na qual participam atletas internacionais, contribui significativamente para o crescimento turístico da Praia da Vitória, levando o nome da nossa Cidade além-fronteiras.”
“Não poderia deixar de referir também o quanto a realização de provas desta dimensão é importante para a potenciação da nossa baía, que reúne todas as condições necessárias para a prática de desportos náuticos”, disse.
O responsável municipal mencionou ainda que a prova assume um papel fundamental na promoção e valorização do desporto, incentivando a comunidade a adotar um estilo de vida mais saudável.
“Como todos sabemos, a prática de atividades desportivas constitui uma mais-valia para a saúde, aumentando o nosso bem-estar e qualidade de vida. Deste modo, é necessário sensibilizar a população para a importância do desporto no nosso quotidiano”, salientou.
“Esperemos que este seja o primeiro de muitos quadriatlos e desafiamos outras entidades a juntarem-se a nós na organização de eventos de âmbito desportivo que contribuam para a dinamização do nosso Concelho e da ilha Terceira”, concluiu.
Para Pedro Bartolomeu, representante do Núcleo Sportinguista da Ilha Terceira, “esta prova tem uma grande notoriedade, pelo conjunto de atletas de renome que reúne e pela presença de um elemento técnico da Federação Alemã de Quadriatlo, que dará o seu parecer à Federação Mundial de Quadriatlo (WQF).”
“Pretendemos promover esta modalidade, mundialmente conhecida, envolvendo a comunidade terceirense. Trata-se de uma iniciativa inédita na ilha, que consiste num teste para a eventual organização de uma prova inserida na Taça do Mundo ou no Campeonato da Europa em 2017”, referiu.
A 1ª edição do Quadriatlo conta com o apoio da Junta de Freguesia da Vila Nova; da Capitania do Porto da Praia da Vitória; do Angra Iate Clube; do Ginásio Best Of; da empresa de animação turística Octopus; da Ourivesaria Soveta; e da loja Total Bike.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt