Na próxima quarta-feira, 24, terá lugar, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), pelas 21h00, uma sessão de esclarecimento, intitulada “SeguraNet – Do real ao virtual: jovens na internet”, no sentido de alertar os mais novos para os perigos existentes na internet. A iniciativa, com entrada livre, é promovida pelo Centro de Competência de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade de Aveiro (UA), em colaboração com a Autarquia praiense e a Biblioteca da Escola Básica Integrada (EBI) da Praia da Vitória.
Esta atividade será ainda alargada a diversas entidades escolares do Concelho, nomeadamente as Escolas Básicas Integradas da Praia da Vitória e dos Biscoitos e a Escola Secundária Vitorino Nemésio, entre os dias 24 e 26, com o objetivo de envolver os adolescentes, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
As sessões incluem exposições teóricas, exibição de vídeos educativos e momentos de debate entre docentes, alunos e encarregados de educação.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Educação, “considerando que vivemos numa era digital, na qual as novas tecnologias assumem um papel fulcral no quotidiano das pessoas, é necessário sensibilizar a comunidade para a importância da segurança na internet.”
“Pretendemos dar especial destaque às gerações mais novas, pois são estas que utilizam a internet com maior frequência e, por isso, são mais vulneráveis aos possíveis riscos que a mesma pode trazer. Deste modo, acreditamos que estas sessões de esclarecimento são estruturantes para a promoção e desenvolvimento de mecanismos que contribuam para o aumento da segurança online, junto da população escolar”, evidenciou.
Para Augusto Oliveira, responsável pela Biblioteca da EBI da Praia da Vitória, “cabe-nos a nós, enquanto docentes, orientar os nossos alunos, sem lhes tirar a liberdade, consciencializando-os dos malefícios do mundo virtual.”
“É importante debatermos todos juntos esta temática a fim de encontrarmos metodologias de intervenção adequadas. Neste sentido, estas sessões contarão com a presença de psicólogos e agentes da autoridade, que poderão partilhar connosco os seus conhecimentos e experiências acerca deste tema”, referiu.
A iniciativa “SeguraNet – Do real ao virtual: os jovens na internet” está inserida no Projeto SeguraNet e nas comemorações do Dia Europeu da Internet mais Segura, celebrado, este ano, a 09 de fevereiro.
Esta ação integra-se também na temática “Reforçar a Aproximação aos Munícipes – modernização administrativa”, enquadrada no projeto municipal 20 Meses-20 Temas.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt