Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Exterminação completa em 2020, Projeto de erradicação de térmitas subterrâneas com taxa de sucesso na ordem dos 90%
08 março 2016

Dois anos após o início do estudo e erradicação das térmitas do Bairro dos Americanos, em Santa Rita, os resultados são promissores. A ideia foi transmitida pelos responsáveis da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e os técnicos da Universidade dos Açores (UAç), numa visita ao local, na passada segunda-feira, 07, onde foi examinada a eficácia do projeto.

O vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva, explica que ”a térmita subterrânea foi erradicada em mais de 90% das habitações. No sentido de colmatar pequenos focos, os técnicos municipais vão manter a vigilância até 2020, altura em que esperamos ter erradicado por completo esta térmita”.

“Não teria sido possível obter estes resultados, sem a colaboração dos habitantes locais. A comunidade tem-se demonstrado atenta e preocupada com as suas habitações”, referiu.

O edil praiense anunciou ainda a realização de uma ação de sensibilização direccionada à população local, com o intuito de consciencializar os moradores para os danos provocados pela proliferação desta espécie.

Segundo o professor da Universidade dos Açores, Paulo Borges, o projeto apresenta resultados muito positivos, demonstrando uma maior capacidade em enfrentar a propagação deste tipo de térmita. Esta acaba por exigir custos de erradicação mais baixos, quando comparada com outras espécies, nomeadamente a térmita de madeira seca ou de madeira viva.

A intervenção foi avaliada em cerca de 95 mil euros, tendo o Governo Regional dos Açores investido 70 mil euros e o Município 20 mil euros, com a colocação de cerca de 300 armadilhas, no interior e exterior de meia centena de habitações. Deste modo, foi possível proceder à erradicação de grande parte das térmitas, cujo foco se encontrava em oito residências.

Este projeto, implementado no Bairro dos Americanos, em Santa Rita, resulta de uma parceria entre a CMPV, o Governo Regional, a UAç, o LNEC e uma empresa espanhola especialista no combate às térmitas, Ensystex.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt