Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Combate de roedores no Concelho da Praia da Vitória, Plano Municipal de Desratização pretende sensibilizar a população local para os cuidados a ter no controlo de pragas
11 abril 2016

A Câmara Municipal da Praia da Vitória e as Juntas de Freguesia locais encontram-se a desenvolver o Plano Municipal de Desratização nas onze freguesias que constituem o Concelho, no sentido de consciencializar a comunidade para a importância de erradicar a presença de roedores.

Segundo Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, “considerando que o controlo destas espécies constitui um problema pertinente no nosso Concelho, urge aplicar medidas que permitam reduzir a presença das mesmas a nível local. Os roedores são responsáveis pela transmissão de doenças aos humanos e aos animais, assim como pela contaminação de alimentos e destruição de culturas e infraestruturas.”

“Estamos a contar com o apoio de toda a Comunidade na resolução desta situação, pois só através da união de esforços entre todos é possível garantir o bem-estar e melhorar a qualidade de vida da sociedade, reforçando a sua coesão”, disse.

“Gostaria de salientar o apoio das Juntas de Freguesia na concretização do plano, tendo em conta que estas conhecem melhor a realidade de cada uma das freguesias municipais, no combate à propagação de roedores”, destacou.

O Plano Municipal de Desratização envolve três fases distintas, nomeadamente a aplicação de raticida em espaços públicos, que tem início esta semana; a monitorização dos locais onde foram colocados os raticidas; e o desenvolvimento de ações de sensibilização junto da população, a partir do mês de maio.

No âmbito da integração da comunidade, os funcionários municipais irão informar os habitantes sobre as formas de atuação a ter em conta na presença de roedores, concretamente na aplicação do rodenticida. Para além disso, serão distribuídos folhetos com as informações necessárias à prevenção e eliminação destas pragas.

As Juntas de Freguesia locais disponibilizarão também, no próximo mês, raticidas junto da Comunidade, no sentido de garantir uma ação mais direta sobre esta problemática.

Este Plano, que está integrado na estratégia Municipal de Desratização, pode ser consultado em www.cmpv.pt, assim como o folheto informativo sobre boas práticas para o controlo de roedores.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt