Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade

Desenvolvimento económico, turístico e reforço da qualidade de vida, Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável valoriza centro urbano e baía da Praia da Vitória

13 abril 2016

A melhoria da mobilidade e acessibilidades e a orientação de vários edifícios públicos para o turismo no centro urbano da cidade e a dinamização da baía são os principais objetivos do Plano Integrado de Regeneração urbana da Praia da Vitória, aprovado pelas instâncias europeias. O documento foi apresentado em conferência de imprensa na manhã de quarta-feira, 13, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Um dos pilares estratégicos assenta na mobilidade viária, com a conclusão do troço pedonal e ciclovia que abrange a Praia da Riviera e o porto comercial. Esta intervenção contribuirá para promover a qualidade de vida e bem-estar da população. Estão ainda previstos a requalificação dos passeios no centro urbano, assim como o reordenamento da Rua Comendador Francisco José Barcelos, considerando o congestionamento rodoviário provocado pelas infraestruturas que lá se encontram. A criação de uma zona de concentração de camionagem e a requalificação do Largo Machado Pires são dois projetos incluídos nesta vertente que contribuirão certamente para o descongestionamento daquela zona da cidade”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Segundo Roberto Monteiro, “a Baía da Praia da Vitória é outra das zonas que assume um papel estruturante no desenvolvimento socioeconómico do Concelho, sendo uma das bandeiras que mais nos caracteriza. Neste sentido, é fundamental apostar na dinamização deste local, através da ampliação da área junto ao porto comercial e da criação de uma estrutura náutica, no sentido de potenciar os operadores marítimo-turísticos. Estas medidas contribuem para atrair não só a população local, mas também quem nos visita.”

“As intervenções públicas serão reforçadas por projetos privados destinados aquela zona e que, certamente e em conjunto, reforçarão a vocação da baía para a náutica de recreio e de competição”, destacou.

O plano engloba ainda as vertentes de recuperação do património edificado e de requalificação dos espaços públicos e verdes. A primeira prevê a melhoria das condições da muralha da Praia da Vitória, tendo em conta a sua importância histórica, bem como a manutenção de espaços culturais, nomeadamente a Casa Vitorino Nemésio; a Casa das Tias; os Paços do Concelho; entre outros.

No que concerne à segunda vertente, serão intervencionados o parque infantil junto ao Paul da Praia da Vitória; o cemitério municipal; a avenida marginal; a zona de campismo; e outros locais estratégicos existentes na cidade.

“Este plano, que envolveu todas as forças vivas do Concelho, desde partidos políticos, associações empresarias, escolas e população local, visa contribuir para a criação de novas dinâmicas na Praia da Vitória”, salientou o autarca.

O PIRUS, orçamentado em cinco milhões de euros, será desenvolvido até 2021 ao abrigo do novo quadro comunitário 2014-2020, através do programa operacional Açores 2020.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais