Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na comemoração do 10º aniversário do Dia do Pescador, Roberto Monteiro destaca o papel dos homens do mar na história da Praia da Vitória
01 junho 2016

O presidente da autarquia praiense considera que os pescadores desempenharam um papel fundamental na construção da história da Praia da Vitória, considerando a importância da atividade piscatória no Concelho. Roberto Monteiro intervinha no âmbito do jantar de comemoração do 10º aniversário do Dia do Pescador, que teve lugar na noite de terça-feira, 31, na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

“Os homens do mar estão intimamente ligados à história do nosso Concelho, tendo em conta que o setor piscatório representa um dos pilares do desenvolvimento socioeconómico da Praia da Vitória. Neste sentido, é com muito orgulho que o Município organiza este convívio anual, que completa hoje dez anos de existência, a fim de homenagear estes homens e respetivas famílias”, evidenciou o autarca.

“É importante salientar a coragem que caracteriza todos os pescadores, que arriscam por vezes a sua vida para conseguirem conceder boas condições às famílias. São homens de garra e devem ser reconhecidos como tal”, frisou.

Na ocasião, o responsável municipal apelou à participação de todos os pescadores na Procissão na Nossa Senhora da Boa Viagem, realizada anualmente na altura das Festas da Praia.

“Infelizmente, ano após ano, podemos observar que o número de barcos de pesca na procissão tem vindo a diminuir. Deste modo, gostaria de apelar à vossa participação nesta iniciativa que, independentemente do nível de catolicismo, sempre foi muito valorizada por todos os praienses”, referiu.

Roberto Monteiro destacou ainda a determinação dos pescadores perante os obstáculos que enfrentam atualmente, deixando uma palavra de apreço.

“Considerando a crise que nos assola e as restrições impostas por políticas europeias e comunitárias, o setor piscatório tem vindo a ressentir-se bastante na nossa Região. Contudo, felizmente há quem resista, como vocês, e continue a lutar para superar as adversidades e os tempos difíceis que correm. Espero que essa força se mantenha sempre”, disse.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt