Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Assinatura de protocolo de cooperação, Conto Contigo na Praia, Terra Incógnita, Atlántica, Era uma vez no Atlântico e Centro do Imaginário Arturiano integram Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral
02 junho 2016

Os festivais “Conto Contigo na Praia” (Açores); “Terra Incógnita” (Lisboa); “Atlántica” (Santiago de Compostela); “Era uma vez no Atlântico” (Madeira); e “Centro do Imaginário Arturiano” (Bretanha) passam a integrar a Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral, com vista à promoção da cultura das regiões atlânticas. A assinatura do protocolo de criação desta rede decorreu na manhã de quinta-feira, 02, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Este projeto constitui um intercâmbio cultural entre as diferentes regiões atlânticas, que tem como principal objetivo a preservação da narração oral e a divulgação dos usos e costumes que caracterizam cada um destes locais”, salientou Roberto Monteiro, presidente da autarquia praiense.

“Estas regiões são ricas em saberes e tradições que se não foram promovidas junto dos mais jovens, irão perder-se”, reforçou.

“Trata-se de um elo entre os diversos povos, que permite demonstrar o que de melhor se faz em cada região atlântica, deixando uma semente da nossa cultura às novas gerações. É um meio dinâmico e divertido de fazer chegar aos mais novos informações acerca das tradições das nossas gentes”, disse.

O responsável municipal agradeceu também o apoio do grupo SATA na concretização do festival “Conto Contigo na Praia”, que se encontra a decorrer no Concelho até ao dia 04 de junho.

“Estas iniciativas não geram receitas para as despesas que suportam. Neste sentido, é necessário salientar a importância dos apoios de entidades externas, como é o caso do grupo SATA”, evidenciou.

“Gostaria ainda de reforçar que o Município estará sempre disponível para apoiar projetos desta natureza, iniciativas que levem a cultura praiense além-fronteiras”, acrescentou.

O edil praiense apelou ainda para que a assinatura deste protocolo seja um compromisso entre todas as partes.

“Espero que, com a assinatura deste documento, todos os intervenientes continuem a realizar um excelente trabalho, como tem sido feito até aqui, com empenho, dedicação e criatividade”, referenciou.

Para Valter Peres, responsável pelo festival açoriano “Conto Contigo na Praia”, “este protocolo representa o início de uma parceria que certamente dará muitos frutos no futuro. Passaremos agora a trabalhar em rede, o que contribuirá para uma maior projeção de cada um destes festivais.”

“Pretendemos difundir as temáticas atlânticas, promovendo a tradição oral e a investigação, bem como criar uma plataforma de dinamização das iniciativas, no sentido de dar maior visibilidade às regiões que integram esta rede”, destacou.

“É notória a paixão que sentimos pelo que fazemos e considero que isso é o mais importante para o sucesso dos nossos projetos futuros”, realçou.

Soledad Felloza, representante do festival galego “Atlántica”, considera que a criação desta rede desempenha um papel preponderante na divulgação da identidade dos povos atlânticos.

“É com muito orgulho que integro esta iniciativa, que contribuirá para que os festivais atlânticos alcancem uma projeção cada vez maior e para que as histórias dos nossos antepassados não se percam”, salientou.

A assinatura do protocolo contou ainda com a presença de Cláudia Fonseca, responsável pelo festival “Terra Incógnita”; Sofia Maul, representante do festival “Era uma vez no Atlântico”; e Nicolás Mezzalira, do “Centro do Imaginário Arturiano”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt