Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Presidente da Câmara da Praia realça empenho dos empresários e instituições na apresentação da edição deste ano, “Feira Agroter é um marco na valorização da economia local”
03 junho 2016

A concretização da Feira Agroter contribui significativamente para a promoção comercial e agrícola da ilha Terceira e consequente crescimento económico da mesma. A ideia foi transmitida por Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na apresentação da XV Exposição Agrocomercial, que decorre de 09 e 12 de junho na tenda junto à marina e na Zona Verde da Praia da Vitória.

“Esta iniciativa, que já vai na sua 15ª edição, constitui um dos maiores eventos agrícolas e comerciais da ilha, englobando toda a componente da agricultura, mas também uma vertente comercial. É, sem dúvida, uma excelente forma de dar a conhecer os produtos regionais à comunidade, no sentido de conseguirmos valorizar o que é nosso e impulsionar a economia local”, evidenciou o autarca, na conferência de imprensa que decorreu na manhã de sexta-feira,03, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“É com muito orgulho que o Município se associa a um evento desta dimensão, que tem uma enorme afluência de pessoas, reunindo produtores de todo o arquipélago e até do continente português. Deste modo, gostaria de referir que a Autarquia estará sempre disponível para apoiar iniciativas desta natureza, que contribuam para o desenvolvimento da nossa ilha e dêem força àquelas que continuam a resistir apesar das adversidades”, referenciou.

O responsável municipal apelou ainda à união das diferentes instituições na persecução dos objetivos propostos.

“Tendo em conta os tempos conturbados que vivemos, é muito importante que as pessoas tenham força e perseverança e acreditem que os melhores dias também dependem daquilo que somos capazes de fazer, principalmente daquilo que podemos fazer em conjunto. Neste sentido, apelo à união das várias associações e entidades públicas na concretização de iniciativas que dinamizem os diversos setores comerciais e potenciem a nossa economia”, enfatizou.

José António Azevedo, presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), considera que a realização desta mostra contribui para a promoção das explorações agrícolas pelo seu potencial genético, abrangendo diferentes raças de bovinos.

“O certame conta com a presença de 280 animais, nomeadamente 230 da raça Holstein Frísia; 30 do Ramo Grande; e 20 de carne. Trata-se de um evento de grande dimensão, com cerca de 5.500 m2 de tendas, localizadas junto à Marina da Praia da Vitória e na Zona Verde local”, destacou.

O responsável pela AAIT referiu também a componente pedagógica existente no espaço.

“Durante o evento, teremos a participação da Escola de Jovens Manejadores a fim de sensibilizar os mais novos para a importância do consumo de produtos açorianos. É importante promovermos aquilo que é nosso”, disse.

“No evento, decorrerá ainda o lançamento do mel da Cooperativa Agrícola da Ilha Terceira, no âmbito da potenciação da produção local”, acrescentou.

Na componente comercial, mais de seis dezenas de empresas associadas ao programa VitÓria, promovido pelo Município da Praia, estarão presentes na Agroter 2016.

“Da parte da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), participam mais de meia centena de empresas de diversos ramos de atividade, que darão a conhecer os seus bens e serviços à população”, referenciou, por seu turno, Sandro Paim, presidente da instituição.

“A Feira Agroter tem um impacto muito significativo na economia da ilha. Constitui uma forma de promovermos aquilo que é nosso e como tal, a CCAH terá um espaço de valorização da produção açoriana, em parceria com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA). Torna-se cada vez mais necessário acrescentar valor ao que produzimos, introduzindo os nossos produtos na Região e reduzindo as importações”, sublinhou.

O representante da CCAH mencionou também o lançamento da aplicação móvel “Ofereça Açores”, que foi remodelada, no sentido de corresponder às necessidades da comunidade local e de quem visita a ilha.

“Além das componentes agrícola e comercial, terão lugar na Feira vários momentos musicais e animação infantil, no sentido de dinamizar o espaço e atrair mais pessoas”, afirmou.

Este evento, organizado pela AAIT, em parceria com a CCAH e a Câmara Municipal da Praia da Vitória, tem o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente; do Programa VitÓria; da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; e da SDEA.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt