Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
“A proximidade com a população é fundamental para a prevenção em caso de acidente grave ou catástrofe”, afirma Osório Silva
08 junho 2016

O vereador da autarquia praiense, Osório Silva, acredita que deve existir uma política de proximidade entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e a comunidade, no sentido de formar e informar a mesma dos procedimentos a ter aquando da ocorrência de um acidente grave ou catástrofe natural. O responsável municipal intervinha no âmbito de uma visita ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, que decorreu na sexta-feira, 03.

“A adoção de um comportamento preventivo contribui significativamente para mitigar o impacto provocado por uma situação de risco. Neste sentido, urge a necessidade de envolver a população, demonstrando a importância da prevenção e informando a mesma acerca dos cuidados adequados a uma situação de emergência”, explicou o autarca.

“Como pude observar, aqui em Lisboa existe uma grande proximidade entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e a comunidade. São várias as pessoas que colaboram voluntariamente na concretização das ações desenvolvidas pelo serviço. É notória a grande envolvência da população local”, enfatizou.

O edil praiense considera ainda que a visita a Lisboa constitui uma mais-valia para o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), tendo em conta a troca de conhecimentos e experiências efetuada entre os responsáveis dos dois serviços.

“Esta visita é muito enriquecedora, considerando a vasta experiência do Serviço, o maior e mais antigo do País (criado em 1983). Tivemos conhecimento de alguns projetos que poderão ser implementados na Praia da Vitória, em conformidade com a nossa dimensão”, referiu.

O vereador com competência na área da proteção civil destacou ainda a importância dos Bombeiros, visto que esta é a primeira entidade a intervir em caso de acidente grave ou catástrofe.

“É importante realçar o papel preponderante que os Bombeiros desempenham nas diversas situações de emergência. Deste modo, é com muito gosto que me faço acompanhar pelo comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Alexandre Cunha, que tem realizado um excelente trabalho no combate aos incêndios florestais, bem como na resolução de qualquer situação de emergência no nosso Concelho ”, evidenciou.

Osório Silva parabenizou o presidente do Município de Lisboa, Fernando Medina, e o vereador com competência delegada, Carlos Castro, pelo trabalho desenvolvido no que concerne à vertente de proteção civil, agradecendo ainda a recetividade e disponibilidade para colaborarem com o SMPCPV.

Durante a visita, decorreram diversas reuniões de trabalho com a estrutura técnica, que está dividida em diversas áreas de intervenção, nomeadamente o centro de operações; a polícia municipal; os bombeiros e demais agentes de proteção civil que se articulam entre si aquando da ocorrência de qualquer situação de risco.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt