A união de esforços entre entidades é fundamental à criação de projetos que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento da ilha Terceira, garantindo a criação de um futuro sustentável para as gerações vindouras. A ideia foi transmitida por Paula Ramos, vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na inauguração da Central de Valorização Energética local, que ocorreu na quarta-feira, 29, na Zona Industrial de Angra do Heroísmo.
“As câmaras municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo uniram-se em prol de um objetivo comum que assenta no desenvolvimento da nossa terra e na garantia de um futuro promissor para as novas gerações. Este é um projeto estruturante para a ilha Terceira, pelas valências que encerra e pelo contributo que dá ao reforço da qualidade ambiental”, disse a responsável municipal.
“Com uma capacidade anual para o processamento de 40 mil toneladas de resíduos, esta unidade permite eliminar o passivo do aterro intermunicipal, depositado em bolsas, o que demonstra o esforço realizado pelas entidades locais e também pelo Governo Regional dos Açores na valorização ambiental da nossa Região”, explicou.
“A Central da TERAMB, que gera 10% da energia consumida na Ilha, impulsionará ainda uma nova fase de tratamento local de resíduos, uma das medidas essenciais à estratégia ambiental traçada pelas duas autarquias ao nível da reciclagem”, acrescentou.
“Não poderia deixar de enaltecer a eficiência demonstrada na concretização desta obra, o que nos permitiu corresponder às necessidades vigentes nas sociedades atuais, no sentido de garantir uma maior rentabilidade a nível local e regional ”, referiu.
“Estas instalações são agora uma realidade. Deste modo, é tempo de rentabilizar o investimento efetuado e continuar a trabalhar para alcançar melhores resultados, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, enalteceu.
A edil praiense agradeceu, em nome do Município, a todas as pessoas que contribuíram para a concretização deste espaço.
Para Álamo Meneses, presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo “Este é um dos maiores investimentos realizados na ilha Terceira, o que vem demonstrar também a complexidade tecnológica existente nesta unidade, a fim de garantir um melhor serviço de qualidade ambiental na Região. Recebemos resíduos provenientes das ilhas de Santa Maria, das Flores e do Corvo, com vista a servir da melhor forma possível todo o Arquipélago.”
Segundo Sérgio Ávila, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, “Com esta inauguração, materializamos a nossa estratégia de resolução dos problemas ao nível de resíduos nos Açores. Este espaço constitui uma oportunidade económica de rendimento, de criação de emprego e de riqueza, cumprindo uma das prioridades do Governo Regional”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt