Aproximar e reforçar a ligação direta entre os produtores locais e os consumidores. É este o objetivo do Plano de Promoção e Desenvolvimento Económico e Cultural do Espaço Rural que a Câmara Municipal da Praia da Vitória vai implementar a partir do final deste ano. O projeto foi apresentado pelo vereador Osório Silva ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, à margem da apresentação da plataforma digital SmartFarmer, que decorreu esta semana em Lisboa.
Um dos vetores deste plano passa pela promoção, dinamização e reforço dos espaços e oportunidades de venda e contacto de produtos locais com os munícipes e turistas, explicou, na ocasião, o responsável municipal pelo Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade.
“Atualmente, contamos com três mercados de proximidade que permitem uma ligação direta, ou quase direta, entre os produtores e os consumidores: o mercado municipal, o mercado biológico e os quiosques de venda na zona balnear dos Biscoitos. Entretanto, já candidatamos a apoios uma outra valência que nos permitirá desenvolver e dinamizar espaços de venda para produtos locais num formato de pequenas feiras nas freguesias do Concelho ou na cidade”, explicou Osório Silva.
“Em paralelo, a nossa estratégia passa pelo contínuo reforço da qualidade e capacidade dos mercados de proximidade existentes, garantindo aos produtores locais oportunidades de venda e de contacto direto com os consumidores, o que potencia os seus rendimentos e contribui para a promoção da qualidade da nossa produção local rural, que é cada vez mais apetecível ao consumidor”, adiantou o autarca praiense.
“A dinamização desta rede de mercados de proximidade, além do contributo económico, tem ainda um papel importante de incentivo de práticas ambientalmente sustentáveis, que se enquadra na estratégia municipal de preservação e salvaguarda ambiental”, sublinhou.
Segundo Osório Silva, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural felicitou a iniciativa, enquadrando-a no esforço nacional de recuperação e dinamização da produção agrícola portuguesa.
Na ocasião, o vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória convidou o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural a participar na edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorrerão no primeiro semestre de 2017.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt