Tibério Dinis, vereador da Cultura, Educação e Qualificação, Desporto, Promoção Externa e Turismo, realça o espírito único das Festas da Praia, que a diferenciam de qualquer outra festa ou festival. Existem diversos pacotes promocionais para quem visitar a Praia da Vitória nessa altura
Esta é a 27ª. edição das Festas da Praia. Há novidades este ano?
Ano após ano, são introduzidas novidades no sentido de melhorar a programação da própria festa, alargar o público-alvo e fortalecer a sua sustentabilidade. O mote “A Magia do Circo” dá corpo a esta edição das Festas da Praia, garantindo muito divertimento e animação. Pretende-se “cortejos espetáculo” nos quais os seus intervenientes incorporam estilos artísticos na estilização do tema das Festas da Praia. Naturalmente, teremos a presença de um circo nas Festas da Praia, o Circo Dallas, reforçamos substancialmente a componente infantil, que contará este ano com uma Feira Popular Infantil designada “O Mundo Infantil”.
Quais são os momentos altos da festa?
Naturalmente, existem momentos incontornáveis, como o Cortejo de Abertura, o Cortejo Infantil, o Desfile Etnográfico, a atuação dos djs internacionais Danny Avila e Vinai ou o regresso à terra natal de Nuno Bettencourt com os Extreme. Contudo, creio que o momento alto das festas é o espírito festivo da Praia da Vitória e de todos aqueles que participam, vivem e dão brilho às Festas da Praia.
As Festas da Praia são também uma forma de dar a conhecer alguns dos pontos culturais do concelho, não é?
As Festas da Praia acolhem todas as manifestações culturais da ilha Terceira, desde as touradas à corda, cantoria, filarmónicas, grupos de folclore, marchas, danças e bailinhos de carnaval. Simultaneamente, são promovidos os espaços culturais do concelho e o turismo de natureza com a inclusão de várias atividades no programa das Festas da Praia.
Têm aparecido cada vez mais festas e festivais nos Açores, mas as Festas da Praia continuam a estar em destaque. Acha que é o cartaz musical que continua a levar muitas as pessoas à ilha?
Creio que as Festas da Praia diferenciam-se pelo seu conjunto e modelo, é o que as torna especiais e diferentes das restantes festas e festivais. Nas artérias da cidade desfilam cortejos de enormíssima qualidade e criatividade, a Feira de Gastronomia do Atlântico é já uma referência nacional, aliada um cartaz musical abrangente e diversificado no Blue Music Resort. Tudo isto, perante a maior Baía dos Açores.
Qual é o preço dos bilhetes (e pacotes) e onde podem ser adquiridos?
Os acessos ao Blue Music Resort podem ser adquiridos nas Lojas RIAC. A partir de dia 25 de julho será de 40 euros. Os detentores de cartão Interjovem podem adquirir nas Lojas Atlânticoline os pacotes viagem e acesso semanal por 50 euros, ou viagem, acesso semanal e campismo por 55 euros. O cartaz do Blue Music Resort deste ano é particularmente forte. No entanto, o preço do bilhete para os oito dias do festival sai bastante em conta. Creio que sim, o acesso semanal de 35 euros para oito dias de Festas da Praia, representa 4,30 euros por dia, sendo que em cada dia, atua uma banda e dois djs, o que representa uma valor de 1,45 euros para ver cada artista que atuará nas Festas da Praia. Comparativamente a outros festivais nacionais, os valores praticados saem bastante em conta. Tal só é possível, pelo esforço da organização na sustentabilidade das Festas da Praia, assim como um orçamento gerido com enorme rigor e sentido de responsabilidade.
Açores Magazine.