A Corrida de Toiros das Festas da Praia é um dos momentos que move mais pessoas e ainda mais este ano devido à presença do cavaleiro António Telles.
A corrida, que decorre no dia 1 de agosto, pelas 18h30, na Praça de Toiros da ilha Terceira, conta também com a participação dos cavaleiros João Pamplona e Ana Batista.
As pegas deste ano estão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores do Ramo Grande e Amadores de Lisboa, sendo estes últimos um dos grupos mais antigos do país, com diversas participações pelo mundo inteiro.
Em praça, estarão presentes dois toiros de três ganadarias distintas, nomeadamente a Casa Agrícola José Albino Fernandes, o Ezequiel Rodrigues e Passanha.
A corrida, organizada pelas Festas da Praia 2016, tem o apoio do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e da Tertúlia Tauromáquica Praiense.
Filipe Pires, da organização da corrida, destaca a Corrida de Toiros recebe ansiosamente o cavaleiro António Telles presença de António Teles, dizendo que “esta é uma figura máxima de touraria equestre em Portugal, é um homem com muito prestígio, que desejávamos trazer novamente à ilha”.
Esta é uma tradição muito vivida pelos terceirenses, mas também pelos visitantes, especialmente os emigrantes. “A corrida da praça coincide com uma altura em que temos muitos emigrantes na ilha e isso reflete-se na corrida, pois eles aderem em massa”, revela Filipe Pires.
Nos últimos anos a corrida tem contado com cerca de quatro mil pessoas e são elas que têm pago todas as despesas que o evento acarreta, ou seja, não há a utilização de dinheiros públicos, pois são as entradas que cobrem os custos desta corrida.
Nos dias 5, 6 e 7 de agosto estão previstas manifestações taurinas no Caminho do Cemitério, no areal da Praia dos Sargentos e também no areal da Praia Grande, respetivamente.
A primeira conta com a participação de um toiro dos ganadeiros José Albino Fernandes, Ezequiel Rodrigues, Rego Botelho e Humberto Filipe.
Na segunda estarão presentes seis vacas, que serão toureadas por Tiago Pamplona e João Pamplona. As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados do Ramo Grande e do Grupo de capinhas. Associam-se ainda a esta corrida os ganadeiros João Gaspar, Ezequiel Rodrigues e José Albino Fernandes. “Esperamos dar um bom espetáculo a nível de touros, cavaleiros e forcados, acima de tudo.
Há uma grande participação das pessoas e, por isso, no futuro, esperamos conseguir organizar duas corridas de toiros para as Festas da Praia”, afirma Filipe Pires.
Açores Magazine.