Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na conferência Os Açores e a Economia do Mar, Tibério Dinis desafia açorianos a serem audazes e a concretizarem ações que aproveitem as potencialidades do mar
16 setembro 2016

O mar assume um papel fundamental no desenvolvimento futuro de setores como o turismo, a pesca, os transportes, a energia e a investigação, tendo em conta a dimensão da zona económica exclusiva portuguesa, considerada a terceira maior da União Europeia. Deste modo, é essencial potenciar as oportunidades que este recurso proporciona. A ideia foi transmitida por Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na conferência “Os Açores e a Economia do Mar”, que decorreu na tarde de quinta-feira, 15, no Auditório do Ramo Grande.

“Considerando a nossa centralidade geoestratégica e a extensão marítima que nos caracteriza, urge reforçar a aposta em ações que valorizem as potencialidades do mar. Como tal, devemos ser audazes e evitar visões reducionistas, focando-nos no desenvolvimento futuro”, destacou o autarca.

“A Região Autónoma dos Açores deve afirmar-se através da sua localização, promovendo o potencial energético, a atividade piscatória, a investigação marinha e novos produtos turísticos. Só é possível trilharmos um caminho assente no crescimento económico assumindo uma atitude pró-ativa perante os desafios que se impõem”, disse, intervindo na abertura da conferência organizada pela PwC – PriceWaterhouseCoopers & Associados com o apoio do Município da Praia da Vitória e da Praia Links – Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitória.

“No âmbito da economia azul, existe um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo Regional em colaboração com o Governo da República que vêm demarcar a posição da Região a nível internacional, nomeadamente o memorando referente ao ordenamento e gestão das zonas marítimas adjacentes ao arquipélago; a inclusão dos Açores no projeto COSTA; o pacote de incentivos para a concretização de projetos associados ao mar; a diversificação de produtos turísticos; e o trabalho de investigação realizado pela Universidade dos Açores”, referiu.

O edil praiense reforçou ainda a importância da união de esforços entre as entidades locais e nacionais na valorização da identidade açoriana, caracterizada pela proximidade constante ao mar.

“Devemos assumir o mar como o nosso maior pilar estratégico, quer ao nível da Região, da Ilha e do Município. Neste sentido, a autarquia praiense prevê a concretização de ações que promovam as potencialidades do Concelho, das quais destaco o Plano de Dinamização da Baía da Praia da Vitória; a promoção do mar enquanto área de negócios da Praia Links; e a potenciação das nossas zonas costeiras, no âmbito do Plano Integrado de Regeneração Urbana da Praia da Vitória.

Estas medidas são exemplo da importância do mar enquanto espaço de desenvolvimento económico, social e cultural”, explicou.

“Espero que este fórum contribua para a criação de novas visões sobre a evolução económica da Região, através da partilha de conhecimentos e experiências que contribuam significativamente para a valorização do que é nosso”, concluiu.

Na conferência foi apresentado, por Miguel Maruqes, sócio da PwC, o “LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Zoom Açores).

Seguiu-se um painel intitulado “Os Açores e a Economia do Mar”, com a participação de Filipe Porteiro, diretor regional dos Assuntos do Mar; Lizuarte Machado, deputado regional; Sandro Paim, presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo; Gualberto Rita, presidente da Federação das Pescas dos Açores; e João Vargas, administrador da Portos dos Açores.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Vítor Fraga, secretário regional do Turismo e Transportes.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt