Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Projetos “Idoso em Segurança” e “Aprender a Socorrer”, Município da Praia da Vitória sensibiliza população idosa para a importância das medidas de autoproteção
22 setembro 2016

A autarquia praiense, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil local e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, encontra-se a promover as iniciativas “Idoso em Segurança” e “Aprender a Socorrer”, no sentido de alertar os idosos para a necessidade da prevenção em caso de acidentes domésticos ou catástrofes naturais. Estas ações, direcionadas aos 18 centros de convívio existentes no Concelho, tiveram início em março, terminando no mês de novembro.

“Após o período de férias dos centros de convívio, entre junho e agosto, voltamos a promover estas ações de sensibilização junto dos idosos do nosso Concelho, no sentido de consciencializarmos os mesmos para os riscos associados a acidentes domésticos e catástrofes naturais, como sismos e tempestades”, referenciou Osório Silva, vereador com competência na área da Proteção Civil.

“Pretendemos incutir nas pessoas desta faixa etária uma cultura de segurança. Deste modo, durante as sessões explicamos também a funcionalidade e os procedimentos do número europeu de emergência: 112”, acrescentou.

O autarca referiu ainda que estas iniciativas permitem uma maior proximidade entre o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória e a comunidade.

“É importante mantermos uma relação de proximidade com os nossos munícipes a fim de darmos resposta aos anseios dos mesmos e partilharmos ideias e experiências”, disse.

“Gostaria de realçar também a estreita colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória na concretização de projetos que visem o reforço da segurança da nossa comunidade. Os Bombeiros desempenham um papel preponderante aquando da ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, visto que são a primeira entidade a intervir”, aludiu.

As sessões, que recomeçaram este mês em Santa Luzia, decorrerão até finais de novembro nos centros de convívio do Bairro Joaquim Alves; do Porto Martins; da Casa do Povo e Igreja dos Biscoitos; da Casa da Ribeira; do Porto Novo; do Juncal; e de Santa Rita.

Estas ações, que integram as medidas de sensibilização da comunidade para a importância do cumprimento das regras de segurança, têm como principal objetivo a promoção da qualidade de vida da população idosa.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt