A Autarquia praiense realiza, de 26 a 28 de setembro, na Zona Verde, uma campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de canídeos, entre as 09h00 e as 12h00 e das 13h00 às 16h30.
Esta iniciativa tem como objetivo alertar a comunidade para a prevenção da doença da raiva, que é incurável e fatal em todos os casos, podendo ser transmitida para os seres humanos através da saliva de animais contaminados.
Segundo o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ), a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos a partir dos três meses de idade.
Relativamente à identificação eletrónica de canídeos, esta constitui um dos meios mais utilizados para diminuir a perda ou roubo de animais, sendo obrigatória para todos os cães nascidos após 01 de julho de 2008.
A aplicação da vacina antirrábica e da identificação eletrónica implicam uma taxa de quatro e seis euros, respetivamente, o que perfaz um total de dez euros por animal.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt