O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) aderiu à Rede Integrada de Telecomunicações de Emergência da Proteção Civil Regional, a fim de responder de forma mais eficiente às situações de emergência. O anúncio foi efetuado pelo vereador com competência na área da proteção civil, Osório Silva, numa visita ao gabinete deste serviço, que decorreu na tarde de segunda-feira, 03, e contou com a presença do vice-presidente da Proteção Civil dos Açores, Rodrigo Mira. A ação incluiu a entrega de um rádio portátil ao SMPCPV.
“Este novo instrumento de comunicação vem reforçar a troca de informações entre as entidades responsáveis pela segurança da população, contribuindo para agilizar a capacidade de resposta em situações de emergência”, explicou o edil praiense.
“Congratulamo-nos com a atribuição deste equipamento, que contribuirá significativamente para facilitar as nossas ações em prol da estabilidade social”, destacou.
“As câmaras municipais e as juntas de freguesia assumem um papel fulcral ao nível da segurança e proteção civil. Para além da nossa intervenção em caso de acidente grave ou catástrofe, existe o dever de protegermos a comunidade. Esta prevenção traduz-se num conjunto de medidas essenciais à manutenção da coesão social, nomeadamente a limpeza de ribeiras, a desobstrução das vias municipais, a limpeza de sumidouros e sarjetas, a poda de árvores, entre outras. O trabalho desenvolvido diariamente por estas entidades é fundamental para aumentar a segurança dos munícipes, que constitui o nosso maior desafio”, acrescentou.
O responsável municipal adiantou ainda que, em breve, o Município praiense lançará uma plataforma digital dedicada à proteção civil. Esta visa fomentar a proximidade entre a comunidade e a Autarquia na resolução de problemas existentes na sociedade civil.
Para o vice-presidente da Proteção Civil dos Açores, Rodrigo Mira, “o Serviço Regional, com a criação da Rede Integrada de Telecomunicações de Emergência, tentou reunir as condições para que os agentes de proteção civil e as entidades com dever especial de colaboração no Sistema Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tivessem a oportunidade de comunicar”.
“A Câmara Municipal da Praia da Vitória, sendo uma das entidades com responsabilidade nesta vertente, tem agora a possibilidade de reforçar as suas medidas de ação ao nível da comunicação, o que permitirá uma maior eficiência junto dos técnicos que se deslocam para reconhecimentos na área geográfica do Concelho”, referiu.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt