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Sociedade
Plano Estratégico aposta na formação, informação e promoção, Município, comerciantes e agentes turísticos da Praia preparam-se para receber voos low cost e navios de cruzeiro
12 outubro 2016

O Município da Praia da Vitória, em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a Escola Profissional da Praia da Vitória e os Comerciantes integrados no Programa VitÓria, organiza um conjunto de formações que visa ajudar os comerciantes, colaboradores da hotelaria, alojamento local e restauração, agentes turísticos locais e população em geral a preparar-se para acolher os turistas que chegarão ao Concelho por via dos voos low-cost no Aeroporto das Lajes e dos navios de cruzeiro com escala prevista para a Praia da Vitória em 2017 e 2018.

Na apresentação do Plano Estratégico “Receber as Low Cost e os Cruzeiros na Praia da Vitória”, o presidente da Câmara Municipal, Tibério Dinis, sublinhou tratar-se de uma ação concertada com os comerciantes locais com o intuito de reforçar a performance e a reputação do Concelho no acolhimento a quem o visita.

“Quem aqui chega, quer por via das low cost quer dos cruzeiros, quer sentir a hospitalidade dos praienses. Quer vivenciar a nossa realidade, sendo bem acolhido, tendo à sua disposição as informações necessárias para aproveitar e explorar o nosso Concelho. O papel de anfitrião cabe a todos nós. É fundamental percebermos que quem nos visita é e será sempre um embaixador da nossa terra. Logo, se levar boas recordações, falará de nós a outros, que podem cá vir. Mas se levar más recordações, o efeito negativo é enorme. Esta é, em nosso entender, a visão principal que temos de interiorizar. Quero aqui dar os parabéns aos comerciantes da Praia pela capacidade e empenho que tiveram ao desafiarem-nos para este plano”, realçou o autarca.

Segundo o edil, o Plano Estratégico “Receber as Low Cost e os Cruzeiros” engloba as ações municipais diretas e o plano formativo e informativo direcionado para os agentes turísticos e para a população.

No que concerne às ações municipais de reforço da visibilidade e promoção do Concelho, Tibério Dinis anunciou a colocação de painéis informativos no aeroporto das Lajes (zona de chegada); a divulgação de vídeos promocionais das onze freguesias que constituem a Praia da Vitória; o reajuste dos horários dos espaços municipais de interesse turístico, com o alargamento do horário durante a semana e abertura aos fins de semana; o reforço da agenda cultural bilingue, colocando-a em locais estratégicos de promoção turística; a criação de uma aplicação smartphone alusiva à oferta turística existente na Cidade; a aposta no turismo de natureza, com o reforço do trilho dos Biscoitos e o desbloqueio do trilho do Pico Alto; a potenciação das atividades associadas ao birdwatching; a realização de atividades de animação pelo programa VitÓria; e a  consolidação do Concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Plano Formativo e Informativo

Relativamente ao Plano Formativo e Informativo, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória adiantou que este está estruturado em três vetores: informação turística, ações orientadas para o comércio e formações de âmbito técnico-prático.

Do primeiro vetor fazem parte as formações “Informação Turística”, orientada pela guia turística Paula Lepeque, agendada para o dia 23 de novembro, às 20h00, na Casa das Tias.

Nos dias 24 e 30 de novembro, no mesmo local e com o mesmo horário, decorrem, respetivamente, as formações “Património Cultural da Praia”, orientada por Ricardo Mourão, do Gabinete de Turismo do Município, e “A Riqueza Ambiental e Natural do Concelho”, orientada por João Meneses, da mesma entidade.

Neste vetor, está também agendada uma formação sobre Turismo de Cruzeiros, orientada pelo agente turístico Filipe Martins, cuja data, hora e local serão anunciados nos próximos dias.

Estas formações são organizadas pelo Município da Praia.

No âmbito das formações orientadas para os comerciantes, no dia 03 de novembro, na Casa das Tias, Catarina Varão, da Unique Stays, ensinará a “Preparar o Seu Negócio para as Low Cost”.

“É uma formação organizada pela Câmara do Comércio de Angra, que permite conhecermos as ações desenvolvidas noutras realidades do país perante a chegada de turistas por via dos voos de baixo custo”, adiantou Tibério Dinis.

De 13 a 20 de novembro, na Casa das Tias, decorrerá a formação “Preparar para as Low Cost – vitrinismo”, orientada por Regina Pinheiro, que tem desenvolvido várias colaborações e formações com os comerciantes praienses.

“Regina Pinheiro é uma habitué na Praia, merecendo grande crédito dos nossos comerciantes. Nesta formação, terão oportunidade de desenvolver estratégias comunicacionais para este público-alvo, estando a formadora disponível para passar algum tempo com cada comerciante no seu estabelecimento”, explicou o autarca praiense, realçando tratar-se de uma formação organizada pela Autarquia.

No âmbito das formações técnico-práticas, a cargo da Escola Profissional da Praia da Vitória, estão previstas “Preparar os negócios para as low cost”, “Empregados de mesa e bar”, “Serviço de Bar”, “Receção e acolhimento – hotelaria e alojamento local”, “Higiene e Segurança Alimentar – manipulação de alimentos”, “Atendimento em Hotelaria e Restauração”, “Atendimento ao cliente para empregados de mesa e bar”, “Atendimento ao cliente para rececionistas”, “Enologia”, “Formação para chefias na área da Restauração”, “Gestão de reclamações e de conflitos” e “Inglês – iniciação”.

“São formações com duração entre 12 a 25 horas cada, ministradas pelos docentes da Escola Profissional, entidade com excelência formativa reconhecida a nível nacional e internacional, particularmente nas áreas da hotelaria e restauração”, sublinhou Tibério Dinis.

Segundo o autarca, todas as formações são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição prévia.

“Entendemos que este plano é um passo importante para nos prepararmos para receber o fluxo turístico que se avizinha. Contudo, estamos totalmente recetivos a introduzir novas formações neste plano caso os comerciantes entendam por bem. Portanto, queremos que este seja um momento de união, a bem da nossa terra”, concluiu.

Segundo o autarca, o calendário final das formações será anunciado nas próximas semanas, podendo os interessados aceder a mais informações pelo telefone 295 513 512 ou pelo e-mail geral.vitorialocal@gmail.com.

Apelo à participação

            O representante da Comissão de Comerciantes da Praia da Vitória, Lino Barros, apelou à participação da comunidade nas formações previstas, pois acredita na importância do conhecimento como fator de desenvolvimento local.

            "Considerando o aumento do fluxo turístico na Cidade, temos de nos unir em prol da dinamização dos negócios locais e promoção das especificidades que melhor caracterizam esta terra", reforçou.

            O plano estratégico "Receber as low cost e os cruzeiros" visa reforçar a oferta turística local e consolidar a reputação da Praia da Vitória além-fronteiras.


Gabinete de Comunicação

 

 

 

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