A atividade na área da apicultura tem aumentado significativamente no arquipélago dos Açores. Deste modo, é necessário manter a aposta nesta importante vertente agrícola, acrescentando-lhe valor, no sentido de promovermos o desenvolvimento socioeconómico do concelho da Praia da Vitória e da Região. A ideia foi veiculada pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, no encerramento do Fórum Nacional de Apicultura, que decorreu no passado sábado, 15, no Auditório do Ramo Grande.
“Tendo em conta que o setor apícola tem registado um crescimento considerável na nossa Região e no Concelho, é importante que os produtores inovem e se tornem cada vez mais competitivos a fim de acrescentarem valor aos seus produtos, alavancando a economia local e regional”, referiu o autarca.
“Durante estes três dias, estiveram reunidos, na Praia da Vitória, diversos especialistas na área da apicultura, com o objetivo de consolidarem conhecimentos e partilharem experiências acerca desta temática, dando ainda a conhecer os seus produtos à comunidade”, disse.
“Como todos sabemos, a apicultura não consiste apenas na produção de mel. Existem outras substâncias resultantes da exploração das abelhas que são utilizadas para fins medicinais e fabrico de cosméticos, como a cera, o pólen, a própolis, o veneno e a geleia real. Por isso, podemos observar que este setor desempenha um papel preponderante em vários ramos de atividade e considero que devemos aproveitar essa oportunidade, trabalhando com afinco, sempre de olhos postos no futuro”, realçou.
Na ocasião, o edil praiense agradeceu às entidades que contribuíram para a concretização da iniciativa.
“Gostaria de deixar um sentido agradecimento à Federação Nacional de Apicultura por terem escolhido a Praia da Vitória, uma pequena cidade no meio do Atlântico, para a realização deste fórum, o que muito nos orgulha e dignifica a nossa cidade. Agradeço também à Associação Agrícola da Ilha Terceira pelo empenho e dedicação que demonstraram na concretização do evento, valorizando o que de melhor se faz na nossa terra”, enfatizou.
O Fórum de Apicultura, que decorreu de 14 a 16 de outubro, nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, incluiu workshops, discussões temáticas sobre a apicultura e uma Feira constituída por méis e seus derivados.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt