Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Evento decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, Outono Vivo assume-se como um dos maiores festivais literários do país
21 outubro 2016

A XI edição do Praia Outono Vivo, subordinada à temática “Figuras D’Outrora”, aposta no reforço das obras literárias existentes na Feira do Livro, no sentido de diversificar a oferta cultural existente neste certame. Para além disso, a iniciativa integra, este ano, um Festival Gastronómico, com o intuito de dar a conhecer as iguarias do Concelho. A apresentação do XI Outono Vivo decorreu na manhã de sexta-feira, 21, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“A autarquia praiense afirma-se a nível literário, com a presença de um maior número de livros e editoras, a fim de proporcionar a quem nos visita um leque diversificado de escolhas literárias, dinamizando a cultura local”, referiu Tibério Dinis, vereador da Cultura.

“Nesta edição do Outono Vivo, contamos com um Festival Gastronómico, que engloba 14 restaurantes do Concelho, no sentido de promover produtos gastronómicos de qualidade a um preço acessível”, disse.

“O evento inclui ainda atuações musicais nos bares da Cidade, com o objetivo de valorizar os artistas, dando a conhecer todo o trabalho desenvolvido pelos mesmos na comunidade”, afirmou.

“Gostaria também de destacar o investimento realizado na rede de bibliotecas do Concelho na ordem dos 1400 euros. Deste valor, serão atribuídos 350 euros às bibliotecas escolares e municipal. No âmbito do apoio à leitura, mantemos a aposta na distribuição de vouchers de um euro aos alunos das escolas do 1º ciclo do Concelho que visitem o Outono Vivo”, realçou.

“O Praia Outono Vivo tem como objetivo último a promoção de algumas figuras que fazem parte da história da Praia da Vitória, através da concretização de atividades de cariz pedagógico e turístico”, enfatizou.

“Pretendemos incutir na comunidade o gosto pela leitura, reforçando a proximidade entre os escritores e o seu público. Deste modo, este ano retirámos a sala de apresentações da Feira do Livro, passando-a para o Bar da Academia a fim de criarmos um ambiente mais informal”, acrescentou.

Segundo Carlos Lima, responsável pela Feira do Livro, “este ano, reunimos títulos de diversos géneros literários, nomeadamente ficção; livros infantis e infanto-juvenis;

romance; biografia; gastronomia; filosofia; sociologia; espiritualidade; livros técnicos, entre outros. Possuímos também algumas obras que integram o Plano Regional de Leitura, no sentido de facilitar o acesso dos alunos às mesmas.”

“Os descontos aplicados nos livros variam entre os 15 e os 30 por cento a fim de promover uma maior cultura literária. Acreditamos que os preços são convidativos e permitem a aquisição de um maior número de obras”, explicou.

Cláudia Cardoso, diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, localizada em Angra do Heroísmo, considera que a parceria existente entre o Município e a Biblioteca representa uma mais-valia para ambas as entidades, que têm em comum o objetivo de incentivar a leitura e concretizar atividades direcionadas aos amantes da literatura.

“Esta colaboração traduz-se na presença de escritores nacionais na nossa biblioteca, que irão interagir com os alunos das escolas com vista a criar uma maior proximidade entre o autor e o público. Tentamos também fomentar o empréstimo de livros, através da criação de um espaço no Outono Vivo para o efeito”, referenciou.

Paulo Ávila, responsável pela Re.Act Studio, salientou a importância de eventos que assentem numa maior interação entre artistas de diferentes áreas e a comunidade. Desde 2014, ano do início do projeto, já foram expostos cerca de 100 trabalhos de mais de 50 artistas, maioritariamente locais.

“Ao nível do programa do evento, iremos desenvolver formações para crianças, com vista a despertar nas mesmas o gosto pela arte. Os trabalhos efetuados nestas sessões serão subordinados à temática do Outono Vivo”, aludiu.

 

Festival de Gastronomia e Cafés- Concerto nos bares da Cidade

 

No que concerne ao Festival de Gastronomia, as ementas propostas pelos restaurantes atingem os doze euros. Este valor inclui um prato de carne e/ou peixe, bebida, café e sobremesa. São 14 os estabelecimentos que integram esta iniciativa, nomeadamente o R3-Restaurante, o Pescador, o  Sabores do Chef, o La Traviata, o Café da Praça, o La Barca, o Ilhas D’ Aventura MiniGolfe, o Pizza Place, o Gotas Flutuantes, o Zodíaco Club, a Cervejaria Santa Cruz, a Adega do  Fado, o Garça e o Tropical Point.

Relativamente aos momentos musicais, nos bares da Cidade, estão previstas atuações no Bar Vouga (dia 28, entre as 21h00 e as 22h00); no Blues Bar (a 29, das 23h00 às 00h30); no Iron Wood (dia 04, das 23h00 às 00h30); no Zodíaco Club (a 05, entre as 23h00 e a 00h30); no Lulu Café e Bar (dia 11, das 23h00 à 00h30); e no Delman Bar & Lounge (dia 12, entre 11h00 à 00h30). 

 

Programa do XI Outono Vivo


No primeiro dia, 28 de outubro, o Outono Vivo inicia-se com o concerto da Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), seguindo-se a atuação de DL Jay, intitulada “Tu Consegues”, com a participação especial de Sónia Pereira, no bar da AJAIT, pelas 20h30. Nesta altura, terá lugar, na AJAIT, a sessão de abertura do evento. 

A tradicional Feira do Livro será inaugurada à mesma hora, encerrando às 22h00. Nos restantes dias, a sua abertura está marcada para as 10h00, mantendo-se o fecho para as 22h00.

No dia 29, sábado, o programa “Atlântida” será transmitido pela RTP Açores, na AJAIT, a partir das 16h00. Às 20h00, decorre o lançamento do livro “Estórias de Encantar”, do departamento de Reabilitação na Comunidade, no Bar da AJAIT, seguindo-se um espetáculo de Sevilhanas – Flamenco, no ARG, às 21h30.

Para o domingo, 30, está agendada animação infantil com insufláveis, no Claustro da AJAIT, entre as 13h00 e as 17h00. Às 20h00, será apresentada a obra “O Outro Lado da Ilha”, de Paulo Ramalho no Bar da AJAIT. O grupo “Vozes do Fado” atua, no ARG, pelas 21h30.

A 31, pelas 21h30, o ARG acolhe a atuação da banda “Bruno Walter Ferreira Trio – BWF”.

No dia 01 de novembro, pelas 15h00, será exibido o filme infantil “A Vida Secreta dos Nossos Bichos”, gratuito para menores de 12 anos, no ARG.  Às 21h30, no mesmo local, o grupo de teatro Pedra Mó apresenta a peça “Rosinha, a Solteira”.

Para o dia 02, estão previstas, entre as 09h00 às 12h00, visitas do escritor Pedro Seromenho às escolas. A partir das 14h00, este escritor desloca-se à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Entre as 14h00 e as 16h00, José Xavier também visitará as escolas. Pelas 21h30 está ainda previsto a atividade “Figuras D´Outrora”, aberta ao público, no Bar da AJAIT.

No dia 03, Pedro Seromenho volta a visitar as escolas, entre as 09h15 e as 14h50, bem como o escritor José Xavier, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00. A Biblioteca Municipal e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro acolhe o escritor José Xavier, entre as 10h30 e as 11h30. Pelas 21h00, será lançado o livro de José Andrade, intitulado “Comemoração dos 40 anos da Autonomia dos Açores na Praia da Vitória 1976: AUTONOMIA! – O Governo Próprio dos Açores”, no Bar da AJAIT.

A 04, o escritor Pedro Seromenho visita as escolas, das 09h15 às 14h00. Entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00, o escritor José Xavier também visita as escolas, seguindo-se a apresentação da sua obra “Experiência Antárctica”, no Bar da AJAIT, às 20h00. Pelas 21h30, atua, no ARG, a Sociedade Filarmónica da Vila Nova.

Para o dia 05, está marcada a transmissão da emissão da TSF, na AJAIT, entre as 09h30 e as 17h20. Mais tarde, pelas 16h30, Pedro Seromenho apresenta o livro “As Gravatas do Meu Pai”, no Bar da AJAIT. No mesmo local, às 21h30, terá lugar a mesa redonda subordinada à temática “Literatura, Géneros, Suportes e Olhares”, com a participação de Joel Neto, João de Melo, Rita Ferro, Fernando Alves e Nuno Camarneiro.

No dia 06, será transmitida a emissão da TSF, das 09h30 às 17h20, na AJAIT. Entre as 13h00 e 17h00, haverá animação infantil com insufláveis, no Claustro da AJAIT. Pelas 17h00, decorre o lançamento dos livros “Joaquim Ervilha” e “Que stress”, de  

Vânia Leal Oliveira, integrados na coleção “Educação Para a Saúde”, do colégio Divertiláxia, no Bar da AJAIT, seguindo-se uma sessão de autógrafos com Joel Neto, João de Melo, Rita Ferro, Fernando Alves e Nuno Camarneiro. Mais tarde, pelas 20h00, será apresentado, no mesmo local, o livro de Mário Zambujal, intitulado “Cafuné”. Pelas 21h30, decorre, no ARG, a representação da peça “Auto da Compadecida”, pelo grupo de teatro Alpendre.

Para a segunda-feira, 07, está agendado o lançamento da obra “Comentários ao Regime Jurídico dos Contratos Públicos da Região Autónoma dos Açores”, de Paulo Linhares Lima, às 21h00, no Bar da AJAIT.

No dia 09, decorre a apresentação do livro “No Mar dos Meus Sonhos”, de Carina Fortuna, no Bar da AJAIT, pelas 21h00.

A 10, decorre a vista do escritor Nuno Caravela à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, pelas 14h00.

A 11, pelas 21h30, será lançado o livro infantil de Nuno Caravela, intitulado “O Bando das Cavernas: Fã nº 1”.

Para o sábado, 12, está prevista a apresentação da obra “Um Médico Para Toda a Família”, de João Ramos, no Bar das AJAIT, às 20h00, seguindo-se, no mesmo local, pelas 21h30, o lançamento do livro “Sala de Espera”, de Daniel Sampaio.

No último dia, 13, decorre a animação infantil com insufláveis, no Claustro da AJAIT, das 13h00 às 17h00. Pelas 17h30, terá lugar, no Bar da AJAIT, a apresentação do livro “O Medo”, de José Martins Garcia, que contará com a presença de Alexandre Borges. Mais tarde, no mesmo local, às 20h00, está previsto o lançamento da obra “O Mistério da Casa Indeterminada”, de Mário Cabral, com a participação de Alexandre Borges.

A atividade infanto-juvenil “Figuras D’Outrora”, produzida pela AJAIT, decorre, no Bar da AJAIT, nos dias 31 de outubro e 02, 03, 04, 07, 08, 09, 10 e 11 de novembro, às 10h00 e às 14h00.

Nos mesmos dias, às 10h30 e às 14h30, terá lugar, na Sala de Artes Plásticas da AJAIT, um workshop para crianças, produzido pela Re.Act Studio, seguindo-se a animação para seniores, pelas 17h00, no Bar da AJAIT, com Duarte Trindade.

Relativamente à formação de iniciação à fotografia, ministrada por Mike Maciel, esta decorre de 01 a 05 de novembro, na Sala de Formação da AJAIT, das 19h30 às 22h30, de terça a sexta-feira e das 10h00 às 17h00, no sábado.

A formação “Toc’A Música” será realizada entre os dias 07 e 13 de novembro, na AJAIT e no ARG, entre as 20h00 e as 23h00. No dia 13, pels 21h30, o ARG acolhe o concerto da banda formada durante esta iniciativa.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt