Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Câmara Municipal entrega novo impedanciómetro ao Centro de Saúde da Praia, Roberto Monteiro destaca importância dos rastreios auditivos na prevenção da surdez infantil
02 dezembro 2016

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que “a realização de rastreios auditivos nas escolas é fundamental para prevenir anomalias que possam levar à perda auditiva nas crianças, afetando a sua capacidade de aprendizagem e de comunicação”.

As declarações de Roberto Monteiro foram prestadas aos jornalistas no final de uma sessão de rastreio à audição, que decorreu na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, onde foi usado o novo impedanciómetro entregue pela Câmara Municipal ao Centro de Saúde da Praia da Vitória, cuja Equipa de Saúde Escolar protagoniza as sessões nas escolas do Concelho.

“A Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, em parceria com o Centro de Saúde e as escolas do Concelho, um projeto de caráter preventivo na área da saúde. Neste sentido, registamos hoje a entrega do novo impedanciómetro, um aparelho que permite diagnosticar problemas do foro auditivo, a fim de consciencializarmos as crianças, os docentes e os encarregados de educação para a necessidade da concretização de rastreios auditivos”, realçou o autarca.

A aquisição do nosso equipamento representa um investimento municipal que ascende a cinco mil euros.

“A audição é um dos sentidos mais importantes no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, por isso temos de efetuar um diagnóstico atempado de possíveis patologias para conseguirmos minimizar os efeitos das mesmas”, evidenciou.

Na ocasião, o edil praiense referiu que além da audição, o Município tem apostado também na realização destas iniciativas nas áreas da visão e nutrição.

“Creio que também é importante fazer rastreios de visão e nutrição, tendo em conta a relevância destas duas vertentes na saúde ocular e cardiovascular dos mais novos. Pretendemos ainda alargar estas ações a outras áreas de saúde”, aludiu.

“O Centro de Saúde, através da sua equipa de saúde escolar, percorre as escolas do 1º e 2º ciclos, realizando os diferentes rastreios, enquanto as escolas estabelecem a ligação com os pais das crianças que apresentam problemas, fazendo o acompanhamento das ações corretivas. Graças a esta cooperação entre as entidades competentes, acredito que conseguiremos alcançar os nossos objetivos, trabalhando sempre em prol das nossas crianças”, enfatizou.

Rodolfo Franca, diretor do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, acredita que a proximidade entre as diversas instituições permite a concretização de iniciativas que contribuam para o reforço da qualidade de vida das novas gerações.

“Gostaria de salientar a união de esforços existente entre esta escola, o Centro de Saúde e a autarquia praiense na elaboração de projetos que visem a sensibilização das nossas crianças para questões relacionadas com a saúde, promovendo o bem-estar das mesmas”, referenciou.

Desde 2006, a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem ativo o Plano Municipal de Saúde Escolar, que já abrangeu mais de quatro mil alunos das escolas do 1º e 2º ciclo do Concelho da Praia da Vitória, submetidos a diagnósticos de saúde oral, nutrição, audição e visão.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt