Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Apoio ao Empreendedorismo e a Novos Negócios – Praia Links, Município da Praia da Vitória aposta na criação de emprego sustentável como prioridade para 2017
19 dezembro 2016

A prioridade do Município da Praia da Vitória para o próximo ano é a criação de emprego sustentável no Concelho, tendo por base o apoio ao empreendedorismo, ao investimento e à concretização de novos negócios. A ideia foi transmitida pelo presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, na apresentação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios na Praia da Vitória, integrado na estratégia Praia Links (cujo epicentro é a Praia Links – Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitória), que decorreu esta segunda-feira,19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

"Os desafios económicos e sociais vigentes na nossa sociedade constituem um entrave ao desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores e, concretamente, da Praia da Vitória. Numa altura em que o desemprego assume proporções gigantescas, entendo ser fundamental a implementação de um plano focado na promoção do emprego e no apoio às empresas que geram postos de trabalho sustentáveis", destacou o edil praiense.

"A incubadora de empresas Praia Links obteve, através de uma candidatura ao Programa Operacional Açores 2020 e com apoio de parceiros sociais, o financiamento necessário à concretização de um conjunto de medidas que, na minha opinião, são fulcrais para alavancar o empreendedorismo e a inovação na Praia da Vitória", disse.

O Plano de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios, avaliado em 250 mil euros, incide em três eixos de ação, nomeadamente o Incentivo ao Empreendedorismo; a Capacitação e Formação; e a Promoção do Ecossistema e Oportunidades de Negócio nas Praia a Vitória.

"No âmbito do primeiro eixo, são lançados, em 2017, três concursos para empreendedores: o I2B – Idea to Business, onde serão atribuídos prémios no valor de 400 euros/mês a quatro projetos por concurso, podendo os vencedores usufruir desta bolsa entre dois a cinco meses, além da domiciliação e apoio técnico na Praia Links; o Praia Links Startup, orientado para projetos em fase startup, sendo o prémio o apoio de 10 mil euros e domiciliação e apoio da Praia Links; e o I2B Y – Ideia to Business Youth, orientado para a comunidade escolar, através do qual os projetos vencedores serão apoiados na sua evolução pela Praia Links – Incubadora em parceria com as escolas onde estudam os alunos vencedores. Para além destas medidas, estão previstos protocolos com Entidades Financeiras para apoios a projetos no Praia Links, e o reforço das Rede de Mentores da Incubadora de Empresas junto dos empreendedores", explicou.

"Relativamente ao eixo "Capacitação e formação", está previsto um plano anual de workshops, onde serão abordados temas essenciais à concretização de um negócio, designadamente a competitividade, as vendas e o marketing, planeamento e gestão, design do produto, de entre outros. No âmbito dos eventos Praia Talks, iremos desenvolver temáticas como o empreendedorismo, o agrobusiness e o turismo, com maior incidência no mar, na natureza e na cultura", referiu.

"O último eixo, intitulado "Promoção do Ecossistema e Oportunidades de Negócio na Praia da Vitória", visa a divulgação das potencialidades da Praia da Vitória além-fronteiras. Neste sentido, no próximo ano, visitaremos os Estados Unidos da América, o Canadá e Portugal Continental, a fim de darmos a conhecer as oportunidades de negócio e o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Concelho. Neste sentido, pretendemos também criar uma plataforma digital onde será possível consultar as áreas de trabalho, assim como potenciar investimento externo ao nível nacional e internacional", acrescentou.

Segundo o autarca praiense, embora fora do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios na Praia da Vitória, mas interligado com este, o Município prepara-se também para, em 2017 e 2018, reforçar as infraestruturas de apoio ao empreendedorismo e captação de novos negócios e investimentos.

"Investiremos no Parque Empresarial das Lajes; na criação de novas instalações para o Praia Links, na Praça Francisco Ornelas da Câmara; e na construção de um centro marítimo-turístico, situado na zona periférica da Prainha", adiantou.

"Acredito que o primeiro passo para alavancar o emprego consiste na criação de uma cultura de risco junto da comunidade jovem. O despertar de consciências é gerador de uma mudança cultural assente na importância de investirmos sem medos, reforçando o apoio necessário à criação de um novo negócio", explicou.

Com a perfeita consciência do trabalho que é necessário para transformar uma ideia num projeto e, por sua vez, um projeto num negócio lucrativo, pretendemos manter uma postura de apoio a quem integra o mundo dos negócios", concluiu.

O Plano de Apoio ao Empreendedorismo e Novos Negócios foi criado com o intuito de apoiar jovens empreendedores a potenciarem os seus negócios; auxiliar empresas e negócios existentes no Concelho; atrair investimento externo; e promover uma cultura empreendedora, contribuindo para formar novas gerações de empreendedores.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt