Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sensibilização para autoproteção promovida pela Câmara Municipal da Praia, Mais de quatro centenas de idosos do Concelho participaram nos projetos “Idoso em Segurança” e “Aprender a Socorrer”
20 dezembro 2016

As iniciativas “Idoso em Segurança” e “Aprender a Socorrer”, desenvolvidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCV) em parceria com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPBA), englobaram cerca de 460 idosos, durante o ano de 2016. Estas ações, que decorreram em 18 centros de convívio do Concelho, visaram alertar a população idosa para a importância da adoção de comportamentos preventivos, em caso de acidente doméstico ou catástrofe.

“Entre os meses de março e novembro, os técnicos das entidades responsáveis visitaram diversos centros de convívio do Concelho, no sentido de promover junto dos seniores medidas de autoproteção. Pretendemos incutir nos mesmos uma cultura de prevenção a fim de tentarmos evitar a ocorrência de acidentes domésticos, bem como minimizar os impactos de uma catástrofe natural, como um sismo ou uma tempestade”, evidenciou Osório Silva, vereador com competência na área da Proteção Civil.

“Tendo em conta que este é um tipo de público mais vulnerável, foi também explicada a funcionalidade do Número Europeu de Emergência (112). No final das sessões, os colaboradores do SMPCPV distribuíram ainda folhetos alusivos aos conteúdos abordados. É nosso dever informar de forma eficiente a população sénior acerca das questões relacionadas com a proteção civil, reforçando, deste modo, a sua segurança e qualidade de vida”, disse.

“Estas atividades estão integradas no programa de informação pública do SMPCPV, que se baseia no princípio de que os munícipes são importantes agentes de proteção civil e devem estar preparados para prevenir e atenuar os efeitos inerentes à ocorrência de um acidente ou desastre de origem natural”, aludiu.

No âmbito da consciencialização da comunidade para a importância da prevenção, encontra-se em curso o projeto “Prevenção na Escola”, concretizado em colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), que tem como principal objetivo sensibilizar as crianças e jovens para os procedimentos adequados a uma situação de emergência.

“Com esta iniciativa, procuramos demonstrar aos mais pequenos, de forma lúdica e criativa, a necessidade da adoção de uma atitude responsável e proativa face a possíveis situações de risco. Além destas sessões, que contam com a exibição de vídeos, a entrega de panfletos informativos e a realização de exercícios de cariz prático, apostamos ainda na concretização de simulacros nas escolas do Concelho, com vista ao aumento da segurança e bem-estar dos mais novos”, acrescentou.

O SMPCPV tem como competências a prevenção e atenuação dos riscos colectivos associados a sinistros, a prestação de socorro e assistência a pessoas e outros seres vivos que se encontrem em situação de perigo e o apoio na reposição da normalidade da vida de todos os que foram afetados pela emergência.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt