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Sociedade
Estratégia de Promoção Turística do Concelho, Município da Praia da Vitória lança aplicação Tour Praia
15 março 2017

No âmbito da estratégia de promoção turística do concelho da Praia da Vitória, a autarquia praiense lançou a aplicação Tour praia, que visa aumentar o fluxo turístico local. A plataforma eletrónica foi apresentada na manhã de quarta-feira, 15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Já está disponível para download a aplicação móvel Tour Praia, que visa a potenciação do setor turístico no Concelho, permitindo ao utilizador planear totalmente o seu próprio roteiro. Quer para quem estuda a hipótese de nos visitar como para quem já cá se encontra, é possível conceber um programa adequado aos seus interesses, à duração da sua estadia e à sua mobilidade e guardar as atrações que lhe interessam, bem como aceder a informação sobre as mesmas, contatos e obter direções,” explicou Tibério Dinis, vereador responsável pelas pastas do Turismo e Cultura.

“A grande inovação é que a aplicação contém exatamente essas duas vertentes: a possibilidade de conhecer as atrações disponíveis ao utilizador quando este já se encontra na Praia da Vitória, mas também de recolher informações e planear à distância um programa que fica guardado na aplicação, para que o possa realizar quando nos visitar,” salientou.

“Esta plataforma traz consigo mais uma fonte de feedback, que possibilitará ajustar as iniciativas de promoção do Concelho de modo a permitir aos que nos visitam a melhor experiência possível e a potenciar a divulgação da Praia da Vitória enquanto destino turístico,” referiu.

Além dessas funções, a aplicação Tour Praia tem como ecrã de entrada a agenda cultural do Concelho, pelo que também possui funções úteis a todos os munícipes, encontrando-se disponível para download através da Google Play Store para o sistema Android e da Apple Store para o sistema IOS.

A estratégia de promoção turística do concelho da Praia da Vitória inclui ainda o reforço da formação dos profissionais ligados à área do turismo, assim como a aposta na promoção externa.

“Mantemos a aposta na formação e qualificação dos empresários locais, com a concretização de uma nova fase de formações, a desenvolver, no âmbito do Programa VitÓria, entre o final de abril e o início de maio, subordinadas às temáticas “Comércio tradicional e turismo”; “Montras que vendem”; “Informação Turística”; “Património cultural da Praia e riqueza ambiental e natural”. Também iremos realizar formações de cariz mais técnico, em parceria com a Escola Profissional da Praia da Vitória”, referenciou.

“O Município da Praia da Vitória é o único do país com um plano formativo consolidado, gratuito e não temporário. Neste sentido, gostaria de salientar a adesão verificada na primeira fase de formações, que teve lugar no fim do ano transato, reunindo cerca de 274 participantes. Pretendemos dotar os nossos empresários de competências que contribuam para a dinamização do comércio tradicional, trazendo cada vez mais pessoas à Cidade”, disse.

No âmbito da promoção externa, há um reforço das iniciativas de divulgação do Concelho, sendo que o Município volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento de promoção turística do país.

“É a participação mais alargada do Município no stand Açores e conta com um conjunto de sete momentos a iniciar na quinta-feira, dia 16 com o vídeo “5 ex-libris” da Praia da Vitória. No dia 17, haverá a apresentação da edição de 2017 dos festivais Outono Vivo e Conto Contigo, bem como das atividades de Birdwatching nos pauis da Praia da Vitória. No mesmo dia, terá lugar um bailinho, no sentido de demonstrar as características singulares do Carnaval da ilha Terceira. Este voltará a decorrer no sábado, 18, seguindo-se a apresentação da 28ª edição das Festas da Praia. Todas estas ações traduzem-se num projeto dinâmico e em evolução, que deve ser ajustado mediante os resultados obtidos”, enfatizou.

“Na essência de uma estratégia de valorização turística e dos desafios que ela coloca, nós definimos um plano de ação, que passou pela organização, integração e estruturação da oferta turística do Concelho. A oferta natural, mas também hoteleira, comercial e de restauração corresponde a múltiplos proprietários e foi necessário que uma entidade assumisse a responsabilidade de organizar, integrar e estruturar toda esta oferta e posteriormente consolidar toda esta informação na aplicação que lançamos hoje,” acrescentou o presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro.

Gabinete de Comunicação.

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