No âmbito da celebração da 7ª Semana da Primavera Biológica, que decorre entre os dias 20 e 26 de março, a Câmara Municipal da Praia da Vitória realizou, na manhã de sexta-feira, 24, diversas atividades lúdicas e recreativas, nas quais participaram cerca de quatro dezenas de alunos da Escola Básica Irmãos Goulart e da Escola Secundária Vitorino Nemésio. Estas ações visam a consciencialização das novas gerações para a importância de uma alimentação mais equilibrada.
Pela manhã, foram concretizadas visitas à BioFontinhas e ao Mercado de Produtos Biológicos, no sentido de promover a agricultura biológica junto das camadas mais jovens. Mais tarde, as crianças plantaram duas árvores da espécie endémica Pau-Branco (Picconia Azorica), no parque infantil.
“Associamo-nos a esta causa, porque consideramos essencial alertar as nossas crianças e jovens para a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a ingestão frequente de fruta e legumes. Desta forma, estamos a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos, prevenindo o aparecimento de doenças como a obesidade e a diabetes, que afetam cada vez mais pessoas em Portugal”, evidenciou o vereador da autarquia praiense, Osório Silva.
“Pretendemos também consciencializar os mais novos para a importância da conservação da natureza, incentivando-os a valorizarem o nosso património natural”, acrescentou.
O edil salientou ainda o esforço efetuado pela Autarquia na implementação de medidas que contribuam para salvaguardar as riquezas naturais do concelho da Praia da Vitória, das quais se destacam a orla costeira, os espaços verdes e a infraestrutura verde húmida.
“Este Concelho dispõe de mais de 130 mil metros quadrados de área verde, distribuídos pelas vias municipais, zonas de lazer, passeios marítimos, rotundas, pauis, parques infantis, zona verde e jardim municipal, o que demonstra o empenho da nossa Autarquia em desenvolver ações que visem a conservação ambiental”, enfatizou.
“No âmbito da nossa política ambiental, foram plantadas três centenas de árvores da espécie Pau-Branco, entre a gare marítima do porto comercial e o Largo da Batalha. Esta medida resultou de uma parceria com os Serviços Florestais da Ilha Terceira e a empresa Portos dos Açores”, disse.
A Semana da Primavera Biológica está integrada no movimento nacional Plantar Portugal, que tem como missão sensibilizar a comunidade para a preservação do meio ambiente, promovendo a sustentabilidade dos recursos naturais.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt