“Apresentar a nossa incubadora e as oportunidades de negócio na Praia da Vitória no coração de Silicon Valley, em San José, na Califórnia, contando com a presença de vários jovens lusodescendentes que trabalham nas maiores empresas desta área é uma enorme motivação e, em certa medida, a prova de que o que temos e estamos a fazer é reconhecido fora de portas”, considerou o presidente do Município da Praia da Vitória no final do Praia Links – Showcase em San José, Califórnia, que decorreu no final da tarde de quinta-feira, 06.
Falando aos jornalistas, Roberto Monteiro manifestou a sua satisfação com o périplo realizado nos Estados Unidos, integrado no plano de atividades da Praia Links – Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitória, sublinhando a recetividade e a vontade manifesta em saber mais do que o Concelho oferece a investidores e empreendedores.
“Estamos a falar de uma área muito competitiva, onde inúmeras cidades e territórios se apresentam. Falamos também de um local onde as pessoas não querem perder tempo. Logo, a recetividade que tivemos e o interesse gerado provam que as nossas potencialidades são atrativas para os investidores e empreendedores locais. Sublinho, com enorme relevância, o facto de termos contado com a presença de muitos empresários lusodescendentes e, particularmente, com jovens lusodescendentes que, hoje, trabalham nas maiores empresas tecnológicas de Silicon Valley, com a Google ou a Netflix”, enfatizou o autarca praiense.
A sessão de apresentação decorreu no SVG (Silicon Valley Global) Innovation Center, em San José, incubadora e espaço de negócios de origem irlandesa que agrega parcerias com a Google e o programa Manos.
“A aceitação deste espaço para apresentarmos a nossa incubadora e os negócios que podem ser gerados no Concelho da Praia e nos Açores valida, em certa medida, o que estamos a fazer, porque, aqui, ninguém quer associar-se a projetos sem qualidade”, sublinhou Roberto Monteiro.
Na apresentação, Roberto Monteiro sublinhou as vantagens existentes nos setores estratégicos para o Concelho, com particular enfoque no agrocomercial (em particular a produção biológica), no mar (relevando as potencialidades existentes na ZEE açoriana para várias indústrias) e no turismo (setor que pode beneficiar das ligações históricas entre Portugal e os Estados Unidos da América).
Na ocasião, o autarca elencou também todos os projetos incubados na Praia Links, abrindo as portas para eventuais parcerias ou investimentos.
“Já tínhamos aqui uma ligação no sentido de criar oportunidades para projetos integrados na Praia Links terem uma experiência de incubação em San José. Estamos a trabalhar para concretizar essa vontade”, especificou.
“Este é um ecossistema de empreendedorismo muito consolidado, que serve de modelo a muitos outros pelo mundo fora. Termos aqui chegado é também um incentivo para o que estamos a fazer. Claro que falamos de uma área onde os resultados demoram, ou onde o risco é grande. Mas é um dos muitos caminhos que estamos a trilhar rumo a um novo capítulo económico no Concelho”, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na terça-feira, Roberto Monteiro já havia protagonizado o mesmo evento em Boston, na Costa Leste. Seguem-se eventos semelhantes no continente português e na Região.
O Praia Links Showcase faz parte das ações integradas no plano de atividades da Praia Links – Incubadora de Negócios resultantes da candidatura aprovada pelo Programa Operacional dos Açores 2020.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt