Alertar os jovens para a poupança dos recursos naturais constitui uma das medidas essenciais à sustentabilidade da Terra, contribuindo para o reforço da qualidade de vida das gerações vindouras. A ideia foi transmitida pelo vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva, nas comemorações do Dia Mundial da Terra, que ocorreram na sexta-feira, 21, no centro histórico da cidade.
"Ao sensibilizarmos as nossas crianças para a importância da preservação do meio-ambiente, estamos a promover o seu papel enquanto cidadãos. Os mais pequenos são o futuro da sociedade e, como tal, é nossa função desenvolver ações que reforcem a partilha de experiências e conhecimentos entre as pessoas. Afinal, esta é uma temática que toca a todos, enquanto comunidade, e que deve ser gerida de forma consciente, no sentido de garantir o bem-estar do planeta", explicou o responsável municipal.
A ação de consciencialização, intitulada "Juntos pela Sustentabilidade", contou com a presença de diversas crianças e jovens provenientes das Eco Escolas do Concelho, bem como das escolas Básica Integrada dos Biscoitos, Irmãos Goulart e Secundária Vitorino Nemésio.
“Esta iniciativa, promovida pelo Município, foi criada com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a preservação do ambiente e para a sustentabilidade da Terra. As escolas envolvidas elaboraram panfletos que foram distribuídos junto dos munícipes no centro urbano, alertando para os cuidados a ter no dia-a-dia na preservação dos nossos recursos naturais,” referiu o edil.
“Integrada nesta temática, a reciclagem tem sido uma forte aposta da Autarquia, sendo que nos últimos dez anos têm sido feitos grandes investimentos na área da gestão de resíduos. Quanto à preservação das mais-valias naturais do Concelho, em particular os três pauis , estes espaços são de extrema importância para as aves migratórias que passam pelo arquipélago. Estes são fundamentais nas vertentes natural e turística, visto que se verifica um aumento significativo dos turistas que se deslocam à Praia da Vitória para observar as mesmas,” salientou.
“Os comportamentos que assumimos na nossa vivência diária são fundamentais para a sustentabilidade dos nossos recursos. Para isso, é necessário uma gestão quotidiana da poupança e do consumo energético. Ao pouparmos economicamente estamos também a ajudar o ambiente e nunca é de mais lembrar as pessoas para esta realidade,” acrescentou.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril, decorreu ainda uma visita ao Jardim Municipal Silvestre Ribeiro, no sentido de proporcionar aos mais novos um contacto direto com a natureza, conhecendo também a história da importante figura praiense que deu nome a este local. A atividade concluiu com um lanche biológico, oferecido pela Bio Azórica.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt