A Praia da Riviera, no Cabo da Praia, é a única praia açoriana identificada como Praia ZERO Poluição. A distinção é feita pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
O prémio para a zona balnear praiense resulta de não ter sido registada qualquer poluição nas análises efetuadas nas últimas três épocas balneares. Para a época balnear 2017, apenas 33 praias portuguesas receberam esta distinção.
“É uma distinção que nos orgulha e que, em certa medida, faz jus ao trabalho que a Autarquia e a Junta de Cabo da Praia têm desenvolvido naquela zona balnear”, sublinha Osório Silva, vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Aliás, esta distinção, que abrange a Praia da Riviera, pode, em certa medida, estender-se às restantes zonas balneares do Concelho, que têm vindo a somar distinções externas, sendo, hoje, um polo atrativo para os locais e para os turistas. O nosso Concelho e os praienses podem orgulhar-se de usufruir de uma rede de zonas balneares de excelência, que marcam a nossa paisagem e a nossa oferta turística”, adianta o autarca praiense.
Segundo a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a distinção das 33 zonas balneares nacionais como Praias ZERO Poluição tem origem nos resultados das análises efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, de acordo com a legislação em vigor.
“A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares, não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas. Três anos corresponde ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de Fevereiro de 2006 relativa à gestão da qualidade das águas balneares para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.”, explica a associação ambiental no seu sítio na Internet.
A lista das Praias ZERO Poluição 2017, além da Praia da Riviera, inclui as praias de Amado, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar e Vale dos Homens, em Aljezur, Aberta Nova, Carvalhal e Melides, em Grândola, Vilamoura (Loulé), Peralta (Lourinhã), Foz do Lizandro-Mar (Mafra), Pedras Negras (Marinha Grande), Albufeira de Vilar (Moimenta da Beira), Malhão (Odemira), Armona-Mar e Fuseta-Mar, em Olhão, Costa de Santo André e Fonte do Cortico, em Santiago do Cacém, Grande de Porto Covo, Morgavel e Vieirinha, em Sines, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita, em Tavira, Zaboeira (Vila de Rei), Almadena, Boca do Rio, Ingrina e Zavial, em Vila do Bispo, Aguda, Marbelo e Sãozinha, em Vila Nova de Gaia, e Fábrica-Mar, em Vila Real de Santo António.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt