Cerca de 1.353 crianças provenientes das escolas do primeiro ciclo do Concelho participaram na iniciativa “Prevenção na Escola”, desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários local (AHBVPV). A informação foi veiculada por Osório Silva, vereador da autarquia praiense e responsável pelo SMPCPV.
“Este projeto, que teve início em novembro de 2016 na Escola do Porto Martins, foi criado com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância das medidas de autoproteção, incutindo na mesma atitudes de caráter preventivo. Com a concretização desta ação, pretendemos dinamizar a proteção civil no nosso Concelho, zelando pela segurança e bem-estar dos mais novos”, evidenciou o autarca.
“As sessões, ministradas pelos técnicos do SMPCPV incluem uma apresentação acerca das medidas de autoproteção, o desenvolvimento de atividades lúdicas, bem como a intervenção de um bombeiro da AHBVPV, que explica os procedimentos adequados em caso de emergência. A ideia é dar a conhecer aos alunos os riscos inerentes a um acidente grave ou catástrofe na escola e ensiná-los a cumprir as instruções de segurança, através do recurso à sinalética existente no edifício, garantindo uma evacuação segura”, explicou.
“Consideramos fundamental incentivar as novas gerações a adotarem uma cultura de prevenção, tendo em conta que estas representam importantes agentes de mudança na sociedade”, acrescentou.
O edil praiense salientou também a aposta do SMPCPV na realização de simulacros nos estabelecimentos de ensino.
“Temos apostado na concretização de simulacros de sismos e incêndios nas escolas para que os alunos consolidem os conhecimentos obtidos, agindo em conformidade com as medidas de autoproteção revistas pelo SMPCPV e aprovadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)”, destacou.
“Pretendemos manter o trabalho efetuado neste âmbito, reforçando as nossas ações junto das crianças, dos idosos e da comunidade em geral, porque a proteção civil é uma responsabilidade de todos”, concluiu.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt