Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sensibilização das novas gerações para as medidas de autoproteção, Projeto “Prevenção na Escola” abrange mais de 1.300 crianças das escolas do primeiro ciclo do Concelho
26 junho 2017

Cerca de 1.353 crianças provenientes das escolas do primeiro ciclo do Concelho participaram na iniciativa “Prevenção na Escola”, desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários local (AHBVPV). A informação foi veiculada por Osório Silva, vereador da autarquia praiense e responsável pelo SMPCPV.

            “Este projeto, que teve início em novembro de 2016 na Escola do Porto Martins, foi criado com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância das medidas de autoproteção, incutindo na mesma atitudes de caráter preventivo. Com a concretização desta ação, pretendemos dinamizar a proteção civil no nosso Concelho, zelando pela segurança e bem-estar dos mais novos”, evidenciou o autarca.

            “As sessões, ministradas pelos técnicos do SMPCPV incluem uma apresentação acerca das medidas de autoproteção, o desenvolvimento de atividades lúdicas, bem como a intervenção de um bombeiro da AHBVPV, que explica os procedimentos adequados em caso de emergência. A ideia é dar a conhecer aos alunos os riscos inerentes a um acidente grave ou catástrofe na escola e ensiná-los a cumprir as instruções de segurança, através do recurso à sinalética existente no edifício, garantindo uma evacuação segura”, explicou.

            “Consideramos fundamental incentivar as novas gerações a adotarem uma cultura de prevenção, tendo em conta que estas representam importantes agentes de mudança na sociedade”, acrescentou.

            O edil praiense salientou também a aposta do SMPCPV na realização de simulacros nos estabelecimentos de ensino.

            “Temos apostado na concretização de simulacros de sismos e incêndios nas escolas para que os alunos consolidem os conhecimentos obtidos, agindo em conformidade com as medidas de autoproteção revistas pelo SMPCPV e aprovadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA)”, destacou.

            “Pretendemos manter o trabalho efetuado neste âmbito, reforçando as nossas ações junto das crianças, dos idosos e da comunidade em geral, porque a proteção civil é uma responsabilidade de todos”, concluiu.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt