Inauguração dos balneários da zona de Santa Catarina, Osório Silva realça importância do investimento na potenciação dos desportos náuticos e na valorização da baía da Praia da Vitória
O vereador com competência na área das Infraestruturas acredita que as intervenções de requalificação e beneficiação realizadas na zona de Santa Catarina, localizada na freguesia do Cabo da Praia, contribuirão significativamente para dinamizar a prática de desportos náuticos, valorizando toda a baía da Praia da Vitória. Osório Silva intervinha na inauguração dos balneários da zona de Santa Catarina, que decorreu no passado sábado, 24.
“Este investimento surge no âmbito da estratégia municipal de promoção da prática do surf e do bodyboard, duas modalidades com um considerável número de entusiastas no mundo inteiro. Com a criação de um espaço de apoio a todos os amantes destes desportos, estamos a valorizar a zona de Santa Catarina e a nossa baía”, destacou o edil praiense.
“A zona de Santa Catarina é um local privilegiado para a prática de desportos náuticos, uma vez que possui a famosa Onda de Santa Catarina, uma das melhores dos Açores. Por este motivo, é um local muito procurado pelos residentes e por quem nos visita”, disse.
“Além da construção dos balneários, também foram efetuados investimentos no sentido de permitir o estacionamento de viaturas. Optámos ainda por efetuar intervenções ao nível do enquadramento paisagístico, a fim de valorizar este espaço e torná-lo aprazível, atraindo cada vez mais turistas para o nosso Concelho”, acrescentou.
Na ocasião, o responsável municipal referiu ainda que se encontra em fase de conclusão o projeto para a construção de infraestruturas de apoio à prática destas modalidades na Ribeira de Santo Antão, situada na entrada da Marginal da Praia da Vitória.
“Encontram-se em curso os projeto/procedimentos para a construção de balneários junto à Ribeira de Santo Antão. Acreditamos que este é outro local de excelência para a prática de desportos náuticos, considerando a adesão verificada. Iremos manter a aposta na valorização da nossa baía, criando sempre condições favoráveis à prática destas vertentes desportivas, que têm registado um crescimento significativo em todo o mundo”, enfatizou.
Segundo Mónica Brum, presidente da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, “este investimento traz maior visibilidade a esta freguesia e ao concelho da Praia da Vitória. Gostaria de dirigir um agradecimento à autarquia praiense pelo esforço concretizado na potenciação do Cabo da Praia e salientar que assumiremos a manutenção do espaço. Apelo ainda a toda a comunidade para que contribua para a preservação deste local, adotando uma postura de respeito pelo meio ambiente.”
Para Orlando Guerreiro, presidente da Associação de Surf da Ilha Terceira, “a Onda de Santa Catarina encontra-se no top 10 das melhores ondas do continente europeu. Deste modo, considero que este espaço é de grande importância para todos os praticantes de surf e bodyboard. Com esta infraestrutura, iremos conseguir receber com mais dignidade todos os amantes destas modalidades que nos visitam.”
Gabinete de Comunicação.