O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que a criação de medidas que reforcem a qualidade de vida das populações das freguesias é fundamental para o combate à desertificação dos meios rurais que se tem verificado nos últimos anos. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração do Posto de Atendimento dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das Fontinhas, que decorreu na manhã de sexta-feira, 30, na Junta de Freguesia local.
“Este investimento, que visa aproximar os serviços públicos das pessoas, vem valorizar a agricultura, um setor de extrema relevância na economia desta freguesia, da ilha Terceira e dos Açores. Com a implementação deste projeto, estamos a contribuir para uma maior comodidade da população que vive nos meios rurais, incentivando a fixação da mesma nestes locais”, sublinhou o autarca.
“Ao longo do tempo, verificou-se um decréscimo populacional nas nossas freguesias, com especial enfoque nas camadas mais jovens. Deste modo, houve a necessidade de desenvolver iniciativas que contribuíssem para a fixação das novas gerações nestas zonas. Gostaria de destacar aqui nas Fontinhas o pavilhão desportivo municipal, a creche e atl e a Escola Irmãos Goulart, que foi alvo de intervenções no sentido de concentrar num só estabelecimento de ensino as crianças da freguesia, que estavam distribuídas por três edifícios até então”, evidenciou.
Na ocasião, o edil praiense salientou a união de esforços existente entre a Autarquia, a Junta de Freguesia e o Governo dos Açores na criação de melhores condições para aqueles que habitam nos meios rurais.
“Não poderia deixar de frisar a importância da cooperação entre estas três entidades do poder local. Foi graças a esta união que conseguimos chegar até aqui e concretizar este investimento, que será certamente uma mais-valia para a dinamização do setor agrícola na nossa Ilha”, enfatizou.
Bruno Ávila, presidente da Junta de Freguesia das Fontinhas, enumerou os serviços disponibilizados pelo Posto de Atendimento dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, que se encontrará em funcionamento no edifício da Junta de Freguesia local, situado junto à Casa do Povo.
“Creio que a infraestrutura é de uma enorme relevância para a nossa freguesia, tendo em conta que grande parte da população local está ligada ao setor agrícola. Este gabinete dispõe de vários serviços, como movimentos de animais (compra e venda), atualização dos dados de identificação dos produtores, emissão de guias de transporte, recolha de documentos necessários à colocação de brincos, entre outros”, explicou.
Segundo João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, “gostaria de fazer referência à importância que o poder local tem dado à agricultura, sublinhando que o Governo Regional irá dar continuidade ao trabalho que tem efetuado neste ramo, que é fulcral para o crescimento socioeconómico da Região.”
“Precisamos de gente pró-ativa, com um espírito empreendedor para conseguirmos impulsionar o setor agrícola. Deste modo apelo à participação dos jovens e informo que está aberto o período de candidaturas para apoios ao investimento no setor agrícola e instalação de jovens agricultores. Desde 2014, já foram aprovados, no âmbito do PRORURAL+, 470 projetos de investimento neste setor”, aludiu.
A inauguração do Posto de Atendimento dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das Fontinhas contou ainda com a leitura e assinatura do protocolo de cooperação, estabelecido entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Junta de Freguesia das Fontinhas e a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt