O Município da Praia da Vitória, através da Praia Links – Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitória, protocolou parcerias com a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a Caixa Geral de Depósitos, o Santander Totta e o Novo Banco Açores, com vista a fomentar a promoção, apoio e acompanhamento de projetos de empresas inovadoras na sua fase de pré-incubação, incubação e consolidação.
A assinatura dos protocolos, que visam estabelecer uma ligação direta entre os projetos e empresas assistidos pela Incubadora de Negócios e Ninho de Empresas da Praia da Vitória e o setor financeiro, decorreu na manhã de quinta-feira, 13, na sede da mesma.
“Uma grande dificuldade na criação de novos negócios é a inexistência de fundos próprios para iniciar projetos. A importância deste protocolo é ter quatro instituições distintas, que têm rosto, dispostas a atender a esta dificuldade. Além do apoio na criação de um projeto, de um plano de negócios, da submissão de uma candidatura a fundos comunitários, é fundamental ter entidades que estão focadas em orientar e encontrar as melhores soluções de financiamento,” salientou o presidente da autarquia praiense.
“Tenho a certeza de que hoje ultrapassámos um dos aspetos mais críticos na concretização e execução de projetos que criam riqueza e que vão certamente criar emprego e em simultâneo futuro para a nossa terra e a nossa gente,” enfatizou Roberto Monteiro.
“A Praia da Vitória passou recentemente por um período difícil, que viu um concelho em situação de pleno emprego passar a uma taxa de desemprego de cerca de 15 por cento. A Praia Links nasceu com o intuito de promover um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade. E a recuperação económica de qualquer lugar apenas pode ser feita com o apoio do setor financeiro,” referiu Roberto Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Trago também uma excelente notícia, que não é ação da Câmara. Nos últimos dois anos, foram aprovadas no total 99 candidaturas entre os programas ProRural e Competir+, totalizando um investimento de 32 milhões de euros em fundos estruturais para o Concelho da Praia da Vitória. Este sinal também nos anima, pois marca o facto de não se tratar apenas de um desafio da Câmara, mas de toda a comunidade, que mostra ter vontade de vencer este desafio,” concluiu o autarca.
Para António Maio, da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, “a presença nesta parceria faz jus ao desejo de ir acompanhando projetos criativos e inovadores, que sabemos que passam por esta incubadora.” A entidade procura garantir a celeridade e o acompanhamento atencioso e dedicado.
Ana Cristina Bettencourt, representante da Caixa Geral de Depósitos, salienta a importância de participar em projetos desta natureza enquanto instituição pública, mencionando a relevância de aconselhamento e a apoio especializado em questões financeiras.
Segundo António Rodrigues, do Novo Banco Açores, garante-se assim a prioridade de análise aos projetos apresentados no âmbito do Praia Links.
Max Almeida, do Santander Totta, frisa a importância deste protocolo, sendo responsabilidade da entidade apoiar iniciativas desta natureza na região.
A Praia Links – Incubadora de Base Local da Praia da Vitória é um projeto decorrente do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local da Praia da Vitória 2020, que tem por objetivos modernizar a economia local, rentabilizar as potencialidades locais e negócios já existentes, e potenciar e formar para o empreendedorismo, e conta já com cerca três dezenas de projetos em incubação ou apoio à instalação.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt