Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Sessão de abertura da formação de professores “Repensar o ensino da matemática”, “Os municípios devem ter um papel ativo no acompanhamento da comunidade escolar,” afirma Tibério Dinis
14 julho 2017

Ainda que as competências dos municípios na área da educação sejam limitadas, as entidades do poder local devem trabalhar cada vez mais no apoio a alunos e professores. A ideia foi veiculada por Tibério Dinis, vereador da Educação da autarquia da Praia da Vitória, no âmbito da sessão de abertura da formação “Repensar o ensino da matemática”, que decorreu na manhã desta segunda-feira, 10.

“Tradicionalmente, o municipalismo tinha um papel bastante reduzido na educação, centrado na manutenção do edifício do primeiro ciclo, único património escolar pertencente aos municípios. Porém, ao longo dos últimos anos, as autarquias têm vindo a assumir mais competências na parte educativa, tanto a nível de projetos pedagógicos e a nível formativo, como também através de uma maior proximidade à comunidade escolar”, referiu o autarca.

“Salienta-se projetos como esta formação, cuja organização em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, permite que trabalhemos em conjunto para o sucesso dos nossos alunos, ” disse.

“Devido ao estatuto de Região Autónoma, as competências municipais na área da educação são mais reduzidas nos Açores do que em Portugal continental, recaindo sobre a Direção Regional da Educação. Contudo, independentemente do quadro legal, o sucesso escolar é um desafio de todos os municípios, sem exceção,” concluiu.

“Gostaria de frisar que a Autarquia continuará a apostar fortemente na vertente educativa, através da concretização de ações que valorizem as competências das nossas crianças e jovens, assegurando o futuro dos mesmos”, enfatizou.

José Mendonça, membro da equipa Prof DA da Praia da Vitória, agradeceu o apoio de todas as entidades que contribuíram para a realização desta iniciativa, em particular o Município da Praia da Vitória, a Cooperativa Praia Cultural e algumas juntas de freguesia do Concelho.

Segundo Paula Cabral, diretora de Serviços Pedagógicos e representante da Direção Regional da Educação, “este projeto tem vindo a mostrar muito bons resultados, sendo de louvar o esforço e dedicação de todos os envolvidos no projeto Prof DA.”

A iniciativa “Repensar o ensino da matemática – dinâmicas de promoção do sucesso escolar”, que decorre entre 10 e 12 de julho, no Auditório do Ramo Grande, insere-se no projeto Prof DA, parte do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt