As zonas balneares da Prainha e do Porto Martins acolhem, nos dias 29 de julho, pelas 17h30, e 19 de agosto, pelas 16h00, respetivamente um conjunto de ações de sensibilização e demonstração de salvamento marítimo, a fim de reforçar as práticas de segurança dos banhistas que frequentam os locais de veraneio do concelho da Praia da Vitória.
Segundo o vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva "Estas atividades são fundamentais para sensibilizar os cidadãos nos cuidados a ter ao utilizar as zonas balneares locais. Ao promovermos boas práticas de segurança, estamos a contribuir para o bem-estar e qualidade de todas as pessoas que usufruem da nossas belezas naturais".
"Nestes dias, existirá uma equipa dedicada aos salvamentos marítimos. Serão testados vários cenários com o apoio dos banhistas que se encontrem no local, no sentido de dar a conhecer quais as condutas de apoio que poderão ser efetuadas numa situação de emergência. Deste modo, podemos prestar o nosso apoio enquanto cidadãos, contribuindo também para o bem dos outros", explicou.
No decorrer destas ações, serão recriados três cenários, nomeadamente o salvamento de uma pessoa com cinto e reboque; utilização de prancha no salvamento de um vítima inconsciente com recurso a manobras de suporte básico de vida e evacuação em ambulância; e recurso a mota de água para socorro de uma pessoa cansada no mar por não ter respeitado as indicações do nadador-salvador.
Estas iniciativas têm o apoio da Capitania do Porto e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt