Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na inauguração da XVIII Feira de Gastronomia do Atlântico, Roberto Monteiro desafia organização a continuar inovação na Feira de Gastronomia
04 agosto 2017
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a inovação é um dos pilares essenciais ao sucesso das Festas da Praia. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração da 18ª edição da Feira de Gastronomia do Atlântico, que teve lugar na sexta-feira, 04, na tenda junto à Marina da cidade.

“Um dos fatores cruciais para o sucesso das nossas festividades é a inovação.

Temos de ser ambiciosos e arrojados e não podemos ter medo de arriscar. 

Neste sentido, acredito que seria uma mais-valia termos nesta Feira, que se tem consolidado ao longo dos anos, um espaço com comidas e bebidas de vários países, a fim de darmos a conhecer à comunidade um pouco da gastronomia mundial”, destacou.

“A Feira de Gastronomia do Atlântico é reconhecida pela sua componente inovadora, tendo passado por um conjunto de etapas que fazem dela aquilo que é hoje. Este espírito empreendedor é fundamental para atrair cada vez mais pessoas a este espaço, que já se afirmou como um dos pilares das Festas da Praia. Espero que continuem a apostar na modernização da Feira, promovendo o crescimento da mesma”, disse.

Na ocasião, o edil praiense salientou a importância da adição de produtos açorianos ao certame.
“É importante divulgarmos aquilo que é nosso, uma vez que a Região possui produções de grande qualidade. Este espaço tem de servir também para promover o que de melhor se produz nos Açores junto de todos os que nos visitam. É por isso que neste local estão expostos mais de 400 produtos regionais, o que muito nos orgulha”, explicou.

“A construção de um futuro sustentável também passa pela valorização da produção da nossa terra. Desta forma, estamos a contribuir para uma maior projeção dos Açores além-fronteiras, assim como para o desenvolvimento económico local”, frisou.
“Outra vertente que é importante mencionar é a qualidade. Neste espaço, encontramos cozinhas devidamente equipadas, que cumprem os requisitos de segurança alimentar exigidos aos restaurantes em funcionamento durante todo o ano.

Este é, sem dúvida, um elemento relevante e demonstrativo da preocupação da organização com a saúde pública”, acrescentou.
“Para terminar, gostaria de agradecer a todos os que trabalham, de forma direta ou indireta, para que as nossas festas se consolidem a cada ano que passa. Este evento prima pela qualidade e diversidade, conseguindo reunir pessoas de diferentes faixas etárias. Desejo-vos umas excelentes festividades e espero que mantenham esse espírito alegre, que caracteriza o povo terceirense”, concluiu.

Segundo Domingos Borges, responsável pela Feira Gastronómica, “nesta edição, mantemos a estrutura dos anos anteriores, contando com a presença de sete restaurantes, três pastelarias e três charcutarias, além da habitual Ginjinha de Óbidos e dos tradicionais gelados da Quinta dos Açores.”

“Aproveito esta oportunidade para dirigir um agradecimento sincero ao presidente da autarquia praiense pela confiança que depositou na Escola Profissional da Praia da Vitória e pela autonomia que nos concedeu na organização deste certame.

Agradeço ainda aos patrocinadores, designadamente a Susiarte e a Equipraia, bem como à equipa da nossa escola e aos colaboradores do Município”, enfatizou.

Para Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional, “esta Feira tem vindo a assumir-se como um dos principais espaços das Festas da Praia e é necessário dar continuidade a esse trabalho, homenageando aqueles que criaram estas festividades e os que se têm empenhado em promover o desenvolvimento das mesmas. 

Este evento contribui significativamente para impulsionar o turismo na Região e alavancar a nossa economia.”
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para referir que se registou um aumento considerável no turismo da ilha Terceira, uma vez que nos primeiros meses de 2017 houve uma subida de 150 por cento face ao ano de 2015. Relativamente ao combate ao desemprego, outra das nossas prioridades, observámos que no final do mês de julho existiam menos 40 por cento de desempregados comparativamente aos últimos dois anos e meio. Estes números são animadores, mas ainda há muito trabalho pela frente, por isso vamos manter a nossa aposta na criação de novas oportunidades em diferentes ramos de atividade”, evidenciou.

A inauguração da XVIII Feira de Gastronomia do Atlântico contou ainda com a participação do grupo “Myrica Faya”, que interpretou um tema alusivo aos produtos dos Açores.

Restaurantes

Nesta edição, estarão presentes os restaurantes: “O Típico”, da Mealhada;
“Tasca Algarvia”, do Algarve; “José do Rego”, dos Açores; “Torres”, do Minho; “Carne Arouquesa”; “Carnes Barrosã”, de Boticas; e “Azores by Chefs” (Sabores do Chefe).

No que diz respeito às charcutarias, a Feira de Gastronomia do Atlântico conta com “DAMAR”, da Serra da Estrela; “Bísaro”, de Trás-os- Montes” e “Marquês, O Alentejano”, do Alentejo.

Relativamente às pastelarias, participam “Amêndoa Doce”, de Bragança”; “O Capote”, de Setúbal; e “O Forno”, dos Açores.

A Ginjinha de Óbidos e a Quinta dos Açores também voltam a marcar presença neste espaço.

A Feira abre ao público às 18h00 do dia 04 de agosto, encerrando à meia-noite do dia 13.

Gabinete de comunicação.

 

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais