António Valinho e José Vitória foram os vencedores do concurso de fotografia “Um Olhar sobre as Zonas Húmidas”, cuja entrega dos prémios decorreu na tarde de quinta-feira, 19, no Centro de Interpretação Ambiental da Praia da Vitória. Esta iniciativa, promovida no âmbito do Projeto LIFE CWR, teve como principal objetivo a consciencialização da comunidade para a conservação do património natural do Concelho.
O primeiro e terceiro lugares foram arrecadados por António Valinho com as fotografias “Pulmão” e “Reflexo”, respetivamente. José Vitória, que alcançou a segunda posição com a fotografia “Metting Point”, doou o prémio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), como forma de agradecimento pela hospitalidade que demonstraram aquando da visita deste membro dos Bombeiros Voluntários de Lagoa à ilha Terceira. O prémio foi recebido pelo 2º Comandante da AHBVPV, João Costa.
António Valinho foi contemplado com a impressão da fotografia vencedora no tamanho 50x70 e da terceira melhor fotografia no tamanho 20x30. Ao segundo classificado foi atribuída a impressão da sua fotografia no tamanho 30x40. Ambos receberam ainda os livros “Aves do Cabo da Praia – Um Tesouro a Descobrir, Um Património a Preservar” e “Listagem dos Organismos Terrestres e Marinhos dos Açores”.
Paula Ramos, vereadora com competência na área do Ambiente, referiu a importância de sensibilizar a população para a preservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória.
“É fundamental desenvolvermos ações que incentivem as pessoas a valorizarem a natureza, como é o caso deste concurso de fotografia. Os pauis da Praia da Vitória, da Pedreira do Cabo da Praia e do Belo Jardim desempenham um papel fulcral na sustentabilidade ambiental e, como tal, devem ser potenciados”, referiu.
“Este espaço, no qual nos encontramos, é mais um exemplo da preocupação do Município com o meio ambiente. Reabilitámos um antigo edifício de apoio à exploração da Pedreira, trasformando-o num Centro de Interpretação Ambiental, um local dinâmico que pode ser visitado por todos aqueles que tenham interesse em saber mais acerca das zonas húmidas do Concellho e da diversidade de espécies de fauna e flora que as constituem”, enfatizou.
“Termino a minha intervenção parabenizando os vencedores e os membros do Projeto LIFE CWR pela organização da iniciativa. Espero que continuem a apostar na criação de medidas que contribuam para dar a conhecer o nosso património natural junto da população local e de quem nos visita”, concluiu.
O Projeto LIFE CWR, existente desde agosto de 2013, visa o restauro e a conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, assim como a potenciação da observação de aves, uma atividade em ascensão no mundo inteiro.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt