O 1º Campeonato do Mundo de Windsurf RSX Convertible acontece, de 30 de outubro a 04 de novembro, na Praia da Vitória, envolvendo cerca de quatro dezenas de participantes de países como a França, Espanha, Polónia, Dinamarca e Alemanha. O evento, organizado pelo Clube Naval local, apresenta uma novidade ao nível do equipamento que se traduz na colocação de um apêndice nas pranchas de competição, permitindo às mesmas atingir grandes velocidades fora de água.
Segundo Paula Ramos, vice-presidente da autarquia praiense, "a concretização de provas internacionais como esta é de extrema importância para a promoção da baía, do concelho, da ilha e da região. Neste sentido, cada oportunidade deve ser valorizada pela exposição mediática que envolve e pela imagem que cada participante leva da Praia da Vitória e dos Açores.
"Acredito que este evento constituí uma mais valia para a nossa cidade a nível desportivo e turístico, pois esta baía apresenta condições de excelência para a prática de desportos náuticos", afirmou.
"É necessário reforçar as especificidades desta baía, potenciando-a junto da comunidade e de quem nos visita. Esta prova vem certamente alavancar a vertente turística e económica da nossa terra", adiantou.
"Apelo a todos os terceirenses que visitem a Praia da Vitória, nesta altura, para assistirem às provas desportivas e também para usufruírem de momentos únicos na nossa baía, proporcionados por atletas de competição medalhados", referiu.
A edil praiense enalteceu ainda o trabalho do Clube Naval local na promoção de atividades desportivas locais, assim como na realização de formações específicas alusivas à temática ao longo do ano.
O diretor do Clube Naval da Praia da Vitória, José António Mendonça, acredita no sucesso do evento pelas "qualidades extraordinárias que caracterizam a baía desta cidade".
"Do conjunto de entidades que se inscreveram para organizar este evento, o Clube Naval foi o escolhido pela vasta experiência patente nas últimas provas desportivas. Para além disso, as condições da nossa baía são mundialmente conhecidas, o que vem reforçar a presença dos Açores no mundo", afirmou.
"Este evento envolve campeões do mundo, europeus, olímpicos e também desportistas que pretendem aprofundar a sua experiência nesta modalidade, contribuindo significativamente para dignificar a nossa Praia da Vitória", acrescentou.
O diretor técnico do Campeonato Mundial, Carlos Borges, explicou as vantagens da utilização de uma prancha com apêndice, afirmando que este equipamento possibilita ao atleta atingir grandes velocidades.
"Este equipamento atinge grandes velocidades fora de água, visto que contribui para a redução de atritos relacionados com o vento no decorrer do campeonato. Estamos confiantes de que esta será uma prova de sucesso e única na região", referiu.
Para o diretor regional do Turismo, Filipe Macedo," o destino Açores significa experiências, sentimentos, emoções, ambiente e pessoas. Se existem desportos que enquadram estas premissas são os desportos de mar. Este ano, repetindo o sucesso de anos anteriores, teremos reunidas as condições para sete dias de magia e emoções nas águas da Praia da Vitória".
"Os Açores são um destino turístico fortemente alicerçado no património ambiental, cultural e social, aliciando os mais curiosos no contacto com a natureza e com as pessoas. Pretendemos potenciar o setor do Turismo, a fim de alavancar o crescimento económico e também proteger os recursos naturais, os edificados e culturais. Só assim será possível criar novas oportunidades de emprego, valorizar e reconhecer os nossos recursos humanos", destacou.
Programa
O programa do evento incluí, no dia 30, a partir das 12h00, o início de inscrições, medições e treinos livres, estando previsto para as 18h00, a cerimónia de abertura, na sede do Clube Naval. Nos restantes dias, decorre, pelas 11h00, um briefing, no Clube Naval, com todos os atletas, seguindo-se às 12h00 o início das provas. O evento, que termina no dia 04, culmina com a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, na Escola Profissional da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt