A criatividade e a inovação assumem um papel preponderante na criação de novas oportunidades de negócio, contribuindo para o desenvolvimento local. Neste sentido, é fundamental despertar o interesse das camadas mais jovens para a vertente do empreendedorismo. A ideia foi transmitida pelo vereador com competência da Educação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito da Feira do Empreendedor Júnior, que decorreu na manhã de quinta-feira, 08, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
“O Município apoia a concretização deste evento, pois acreditamos que se trata de uma ação que vem reforçar as competências da comunidade escolar. É importante proporcionar esta interação entre os alunos e a restante comunidade para que estes tenham a oportunidade de estabelecer um contacto direto com os diversos tipos de público e analisem o mercado”, referiu Carlos Armando Costa.
“Esta iniciativa permite também a aplicação dos conhecimentos escolares num contexto real, valorizando a vertente formativa e evidenciando o trabalho efetuado nas escolas”, disse.
O autarca salientou a importância da concretização destas ações no desenvolvimento da criatividade dos mais novos.
“A realização desta Feira estimula a criatividade e a inovação dos jovens, assim como o espírito empreendedor dos mesmos. A experiência de montar um pequeno negócio e o conhecimento obtido no estabelecimento escolar fazem das novas gerações pessoas mais atentas às problemáticas existentes nas sociedades do século XXI”, sublinhou.
“Gostaria também de fazer referência ao dinamismo que estes eventos conferem à Praia da Vitória pela partilha de experiências e ideias que proporcionam, envolvendo toda a comunidade, desde os alunos, às escolas e à sociedade civil”, acrescentou.
Para Cristina Codorniz, responsável pela Feira, “com esta ação, pretendemos promover o trabalho em equipa, incentivando a montagem de pequenos negócios e ensinando aos alunos na prática os conceitos de lucro e despesa. No âmbito da valorização do empreendedorismo, será ainda realizado, dentro de aproximadamente um mês, um concurso de ideias, na nossa escola”.
A mostra, organizada pela Escola Secundária Vitorino Nemésio, incluiu trabalhos manuais, bem como produtos gastronómicos, que decorreu no coração da cidade, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt