O trabalho desenvolvido pela Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) enobrece a Cidade e o Concelho. O empenho diário que estas mulheres e homens empregam no apoio ao próximo é algo que nos orgulha enquanto cidadãos. O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, intervinha na sessão solene do Dia Municipal do Bombeiro, que decorreu no domingo, 18, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
"Hoje é o dia em que esta Autarquia, em representação de um Concelho, agradece o esforço e dedicação de toda a corporação de bombeiros na salvaguarda do bem-estar de todos os cidadãos. É com orgulho e gratidão que assinalamos o Dia Municipal do Bombeiro na Praia da Vitória, pois é sobejamente conhecido a excelência do trabalho que desempenham", referiu o edil praiense.
"Pretendemos reforçar a nossa relação com a AHBVPV e, de acordo com as condições e meios existentes, aumentar a colaboração a esta entidade. O trabalho prestado pela mesma é demonstrativo disso e a comunidade necessita desta proximidade, no sentido de garantir uma maior qualidade de vida", disse.
"Para além do apoio prestado nas situações de urgência do Concelho, existe todo um trabalho que é desenvolvido também junto da população mais idosa. Estas pequenas ações, como o transporte de idosos com mobilidade reduzida, são extremamente importantes ao nível da coesão social. Deste modo, cabe à Autarquia praiense, em colaboração com a AHBVPV e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, reforçar o apoio na comunidade para que estas ações assumam uma maior abrangência de pessoas", adiantou.
"Os bombeiros da Praia da Vitória encontram-se na linha da frente no socorro de quem mais necessita, sempre com a máxima prontidão. Com esta cerimónia, pretendemos homenagear o esforço destas mulheres e homens que, representam todas os bombeiros que se dedicam de corpo e alma a ajudar o próximo. O nosso sincero agradecimento a todos e respetivas famílias pelo apoio prestado, representando a nossa Cidade a nível regional, nacional e internacional", concluiu.
Segundo Vasco Cunha, presidente da direção da ABVPV, a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem demonstrado interesse e preocupação em salvaguardar o nosso trabalho, mantendo-se devidamente informada sobre os desafios a ultrapassar na persecução dos objetivos que nos definem enquanto instituição".
"Os bombeiros são grandes profissionais, e isso tem a ver com a forma responsável como encaramos as tarefas diárias, que são assumidas de forma voluntária. Existe um grande sentimento de interajuda entre nós e com os que nos rodeiam. É esse o princípio que nos define enquanto pessoas e hoje, nesta cerimónia, somos distinguidos pelo que gostamos de fazer profissionalmente", disse.
Para o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Carlos Neves, "nunca é demais enaltecer o contributo das pessoas que se dedicam de corpo e alma a esta atividade. Este é um dia muito importante para a Praia da Vitória e para os seus bombeiros, que dignificam esta profissão".
"Esta entidade, constituída por 105 elementos, correspondeu, ao longo de 2017, a cerca de 3500 pedidos alusivos a incêndios e emergências pré-hospitalares, de entre outras situações. Ser bombeiro é ser corajoso, esforçado, dedicado e empenhado num código de honra assente no humanismo. Por este motivo, a AHBVPV é uma das entidades de referência da Região Autónoma dos Açores e o seu trabalho tem sido reconhecido a nível regional e nacional", destacou.
Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória homenageados
No âmbito da sessão comemorativa, foram homenageados os bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória pelos dez, vinte e trinta anos de voluntariado efetivo. Neste sentido, pela coragem, empenho e dedicação que colocam diariamente ao serviço da humanidade foram agraciados com a Medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze (dez anos): Hugo Melo de Sales e Bruna Silva Toste. A Medalha de Bons Serviços Municipais em Prata (vinte anos) foi atribuída a Marco Paulo Cândido, Bruno Dutra Espínola, Fernando Mota e Leite, e Rúben Mendes Linhares. Relativamente à Medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille (trinta anos), esta foi entregue a Gilberto Goulart Martins, Roberto Costa de Sousa e Cândido Vieira Espínola.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt