No dia 24 de março, terá lugar, no Auditório do Ramo Grande, pelas 21h30, a apresentação da peça de teatro “A Noite da Dona Luciana”, produzida pelo Teatro do Elétrico, com encenação de Ricardo Neves-Neves. Os bilhetes custam 15 euros.
Esta comédia, baseada na obra “La Nuit de Madame Lucienne” (1985), do dramaturgo franco-argentino Copi, retrata, de forma irónica, as relações de poder entre as pessoas que trabalham nos mesmos núcleos profissionais, demonstrando o quanto essa convivência, por vezes, se pode tornar ridícula e inusitada.
A sinopse revela que “num teatro acontece um ensaio tardio, onde estão presentes o encenador, a atriz e o técnico. O ensaio é interrompido por uma velha stripper transsexual, que se envolve num confronto com a Companhia, lançando o espetador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro”.
Segundo o vereador da Cultura da autarquia praiense, Carlos Armando Costa, “esta peça vem evidenciar a nossa clara aposta na vertente do Teatro, a fim de diversificarmos a oferta cultural existente na Praia da Vitória e, consequentemente, chegarmos aos mais variados públicos”.
“Pretendemos ainda assinalar o Dia Mundial do Teatro, celebrado anualmente a 27 de março, valorizando esta arte milenar, que tem a capacidade de despertar emoções no espetador e desenvolver o espírito crítico do mesmo”, realçou.
Para Ricardo Neves-Neves, encenador, “foi um desafio encenar esta peça, tendo em conta o humor particular e o desequilíbrio que caracterizam os textos de Copi. Trata-se de um espetáculo muito rigoroso na execução pela forma como o texto é dito e pelo movimento dos atores em palco”.
“Na nossa versão, a personagem do técnico é interpretada por dois atores em simultâneo, um desafio sonoro muito ligado à noção de coro grego. Esta alteração surge na sequência do género de encenações que costumo fazer, nas quais a música é um elemento fundamental”, adiantou.
“A Noite da Dona Luciana”, que estreou em Lisboa há dois anos, conta com a interpretação de Custódia Gallego, José Leite, Rita Cruz, Márcia Cardoso, Rafael Gomes e Vítor Oliveira.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt