As Festas da Praia 2018 decorrem "Ao Sabor da Dança". Este foi o tema escolhido para abrilhantar a Cidade, naquelas que são maiores festas do Concelho, de 03 a 12 de agosto. O novo modelo de gestão financeira, o tema e o cartaz oficial do evento foram apresentados, em conferência de imprensa, na quarta-feira, 28, no foyer do Auditório do Ramo Grande.
Segundo Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, "este ano, o Município optou por apostar num novo modelo de organização administrativo e financeiro, através da concessão do Music Resort e da Tourada de Praça a entidades externas à autarquia. Esta medida contribuirá para uma flexibilização dos custos e dos meios humanos necessários à concretização destas festividades, permitindo-nos canalizar os recursos internos para outras vertentes da organização das Festas da Praia. Acredito que a reformulação deste modelo de gestão será essencial para garantirmos um maior rigor orçamental", explicou o edil praiense.
"À exceção do Music Resort e da Tourada de Praça, componentes fundamentais ao sucesso das Festas da Praia, toda a vertente dos desfiles, palcos, touradas à corda, procissões e animação de rua ficará a cargo da Cooperativa Praia Cultural. Naturalmente, e como vem sendo hábito, contamos, anualmente e a convite do Município, com o contributo da sociedade civil que imprime uma visão e perspetiva inovadoras à organização da festa. Este ano teremos o apoio da Sara Barcelos, diretora artística, que ficará responsável pela organização da marcha oficial, do cortejo de abertura e do desfile infantil das Festas da Praia", referiu o autarca.
"A Cooperativa Praia Cultural era responsável, até aqui, pelas receitas, despesas e organização do espaço do Music Resort. Este ano opta-se por um sistema de concessão, na qual esta componente da festa tem orçamentado 100 000,00 euros, dirigidos à logística e ao processo de concessão. O mesmo se irá verificar com a Tourada de Praça, em que toda a organização financeira e administrativa será concessionada. O orçamento global das Festas da Praia 2018 atinge os 462 000,00 euros", adiantou.
"O equilíbrio orçamental entre despesa e receita é o nosso objetivo principal. O Município suportará 237 000,00 euros, e cerca de 129 000,00 euros provém dos patrocínios e apoios e 96 000,00 euros são referentes ao aluguer de espaços", concluiu.
Para Carlos Armando Costa, vereador com o pelouro da Cultura, "existiu a necessidade de reformular alguns aspetos das festas, nomeadamente ao nível da configuração do Palco Marina. Por este motivo, e ao nível da logística, foi criada uma equipa de produção para aplicarmos as mudanças que se entendem necessárias ao novo sistema de organização interno, especialmente na zona da avenida", disse.
"A Feira de Gastronomia mantém a organização habitual, estando previstas alterações apenas na disposição dos espaços dedicados à charcutaria. Para além disso, estamos a articular a vinda de novos restaurantes e doçarias, reforçando a aposta na diversidade gastronómica de quem nos visita", referiu.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt