De 27 a 29 de abril, no recinto de espetáculos junto ao Paul da Praia, o comércio local da Praia da Vitória mostra os seus produtos e serviços, na III Feira VitÓria, que resulta da parceria entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e os comerciantes do Concelho aderentes ao programa VitÓria.
Falando na apresentação do evento, que decorreu na Praia Links – incubadora de negócios e ninho de empresas da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, vereador com o pelouro da dinamização económica, explicou tratar-se de mais um momento de promoção do comércio local.
“Resultado do sucesso das anteriores edições, os comerciantes, em parceria com a Autarquia, organizam esta feira comercial, cujo objetivo cimeiro é dar a conhecer os produtos e serviços que oferecem aos habitantes e a quem nos visita. Esta é uma parceria de sucesso, assente numa política de proximidade e confiança, que é extremamente importante para os empresários praienses no sentido de dinamizar a economia local", refere o autarca.
"Este ano, a iniciativa decorre num novo local, designadamente no espaço do Music Resort, junto ao Paul da Praia da Vitória, no sentido de alargarmos as áreas dedicadas à mostra de produtos e serviços por parte dos empresários. Esta medida contribuirá significativamente para que os participantes possam dinamizar os seus espaços, reforçando a criatividade e, consequentemente, conferindo uma nova dinâmica a toda Feira VitÓria", disse o edil praiense.
"Outra das grandes apostas reside na vertente da animação musical e das atividades lúdicas para as crianças. Pretendemos alargar o entretenimento a todas as faixas etárias, pois entendemos que existem talentos locais que são essenciais na promoção da nossa cultura. A partilha de experiências, a proximidade entre empresário e cliente é algo que é essencial na valorização da nossa economia. Esta Feira pauta por uma grande diversidade de produtos, envolvendo cerca de quatro dezenas de empresários, o que vem reforçar as mais-valias do centro histórico da Praia da Vitória e também do Concelho", explicou.
Para o presidente da Comissão Representativa dos Comerciantes da Praia da Vitória, Tiago Mendes, "esta parceria foi muito importante na promoção do programa previsto para estes três dias. Pretendemos que o mesmo seja mais diversificado, abrangendo diferentes públicos".
"Para além da mostra de produtos e serviços das entidades praienses, esta iniciativa inclui atividades lúdicas, concertos e workshops dirigidos à comunidade. Entendemos que a Feira VitÓria deve ser um espaço de lazer onde as pessoas possam usufruir de diferentes experiências e visitar a nossa Cidade", adiantou.
Durante o encontro desta manhã, o vereador da Autarquia reconheceu as dificuldades que existem para os comerciantes que se encontram no centro histórico da Cidade, no entanto acredita que o comércio tradicional, pela tradição, proximidade e confiança que gera com os seus clientes, dispõe de vantagens competitivas relativamente às grandes superfícies.
"Acreditamos que a Praia da Vitória dispõe de potencialidades turísticas, históricas e culturais que devem ser articuladas com o comércio local, assumindo a sua importância no desenvolvimento económico, no reforço da qualidade de vida e da revitalização urbana", enalteceu.
"Estamos a preparar medidas de incentivo ao comércio tradicional e à fixação de empresas na Praia da Vitória. Pretendemos também dinamizar os espaços visitáveis da Cidade junto dos turistas, a fim de alargar a permanência dos mesmos no centro histórico", afirmou.
"No mês de junho, e no âmbito do conjunto de medidas de reforço económico, iremos abrir, no centro histórico da Cidade, o Gabinete da Empresa. Esta estrutura visa o reforço da proximidade com o tecido empresarial e também o apoio técnico, acompanhamento e enquadramento nas vertentes de incentivo aos programas do Governo Regional dos Açores. Acredito que estamos num bom caminho e sei que vamos ultrapassar as adversidades que marcam a nossa sociedade", defendeu.
Relativamente à III Feira VitÓria, Tiago Mendes adiantou que o programa inicia-se sexta-feira, 27, pelas 18h30, com a presença da Filarmónica União Praiense, estando previsto, pelas 21h00, a atuação de Joana Pacheco. O encerramento do espaço, nesse dia, está marcado para as 23h00.
No sábado, 28, das 14h00 às 15h00, decorre o workshop "Problemática das Térmitas XILIX - Gel - Tratamento e prevenção das suas madeiras", promovido pela entidade Promotora, seguindo-se às 15h00 a demostração "Hora do Chocolate", da Majericão Decor. Entre as 16h00 e as 18h00, e dedicado aos mais pequenos, tem início a modelagem de balões e pinturas faciais. A partir das 17h00, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória desenvolve a ação "Prática de Reanimação", estando previsto, às 21h00, o concerto de "Os Kotas". O espaço encerra às 23h00.
A 29, domingo, a abertura do espaço decorre às 11h00 e finda às 23h00. Durante este período, e a partir das 15h00, tem início o workshop "Problemática das Térmitas XILIX - Gel - Tratamento e prevenção das suas madeiras". Das 16h00 às 18h00, decorre a iniciativa "Vamos cantar com a Cacau" e as atividades de modelagem de balões e pinturas faciais. A noite culmina com a atuação de Frederico Madeira, acompanhado por Tiago Lima (piano) e Timothy Lima (guitarrista), pelas 21h00. Todas as iniciativas decorrem no espaço do Music Resort.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt