Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Autarquia praiense promove ciclo de fóruns sobre Áreas estratégicas ao desenvolvimento local
26 abril 2018

A Reabilitação Urbana, os Incentivos ao Comércio Local, a Reabilitação dos Espaços Públicos e a Mobilidade, Trânsito e Estacionamento são as temáticas que estarão em debate na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), no âmbito do ciclo de fóruns "Pensar a Cidade do Futuro", que decorrem nos meses de maio e junho, promovido pelo Município da Praia da Vitória. O conjunto de ações, que visa envolver a sociedade civil na definição de medidas que contribuam para o desenvolvimento do Concelho, foi apresentado esta quinta-feira, 26, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 "A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) entende que é de extrema importância promover o debate sobre temas estratégicos para a Cidade e para o Concelho. Por este motivo, e após seis meses de mandato, assumimos a centralidade do Centro Histórico da Praia da Vitória, como uma das prioridades deste novo Executivo Municipal e, como tal, só é possível concretizarmos uma estratégia global para a nossa Cidade se pudermos contar com a participação da sociedade civil", referiu Tibério Dinis, presidente da CMPV.

 "Acreditamos que áreas como a Reabilitação Urbana, os Incentivos ao Comércio Local, a Reabilitação dos Espaços Públicos e a Mobilidade, Trânsito e Estacionamento, são estratégicas para o futuro da Cidade no sentido de fazer face aos desafios que se impõem. A partilha de ideias, o debate sobre soluções contribuirá, significativamente, para dinamizar a Cidade. Deste modo, pretendemos dar voz à sociedade civil, perceber o que querem as pessoas para a Praia da Vitória, que no fundo, é a Cidade de todos nós", explicou o responsável municipal.

 "Estes debates, abertos ao público, pretendem envolver quem vive, trabalha ou investe na Praia da Vitória, até mesmo as pessoas que escolhem esta Cidade para visitar. Acreditamos que com a participação de todos poderemos chegar mais longe na persecução de objetivos essenciais ao desenvolvimento da nossa terra", disse.

 "Potenciar o debate sem preconceitos, enriquecer o conhecimento sobre o que é possível realizar em prol da valorização local é algo que nos motiva a continuar o nosso trabalho. Pretendemos que estes fóruns sejam dinâmicos e abertos, com visões distintas sobre o desenvolvimento da Cidade, para que possam complementar contribuir para soluções exequíveis e consensuais", adiantou.

 O primeiro debate decorre no dia 02 de maio, pelas 20h00, subordinado à temática Reabilitação Urbana (ARU – Área de Reabilitação Urbana e PDM – Plano Diretor Urbana). Neste dia serão abordados os instrumentos de gestão territorial concelhia, assim como a definição de uma estratégia sustentável de dinamização para um espaço citadino. Este contará com a presença de Alvarino Pinheiro, Economista, como moderador e também de Rita Borges, Arquiteta, e Francisca Toledo, Advogada.

A 08 de maio, às 20h00, tem início o fórum sobre os Incentivos ao Comércio Local. Este visa a importância da criação de um sistema de apoios à fixação de empresários, a fim de valorizar o comércio tradicional. Esta sessão contará com a presença de Teresa Quadros (moderadora), Professora e Empresária; dos oradores convidados Luís Leal, Administrador da Sociedade para o Desenvolvimento empresarial dos Açores; e Carla Bretão, Economista e Empresária.

No dia 24 de maio, pelas 20h00, terá lugar a conferência subordinada ao tema Reabilitação de Espaços Públicos. Neste encontro será abordado o contributo dos espaços públicos para a revitalização da Cidade. Participam nesta sessão Carlos Lima (moderador), médico; Manuel Ortiz (orador), Engenheiro Civil e Chefe de Divisão de Investimentos e Ordenamento do Território da CMPV; e Paulo Ribeiro (orador), Engenheiro Civil.

O último debate, intitulado Mobilidade, Trânsito e Estacionamento decorre no dia 06 de junho, às 20h00. Durante esta sessão serão abordadas questões relacionadas com os desafios permanentes da gestão do território, afetos à mobilidade e acessibilidades. Marcam presença nesta iniciativa, Borges de Carvalho (moderador), advogado; Berto Cabral (orador), Farmacêutico e Empresário; e Ricardo Rosa (orador), Gestor.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais