No âmbito da Assembleia Geral da GRATER, que decorreu na quarta-feira,23, na ilha Graciosa, foi concretizada uma agenda que incluiu uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e o Conselho de Administração da GRATER, onde foram abordados os investimentos públicos e privados previstos para a Ilha, a fim de reforçar a oferta de serviços junto dos graciosenses e contribuir para o desenvolvimento da Região.
Durante a deslocação à Graciosa, foram efetuadas duas visitas no âmbito de projetos cofinanciados pelo PRORURAL+ através da GRATER, designadamente um espaço de produtos e serviços de óptica e também a criação de um parque de campismo na zona da Pesqueira.
Segundo Tibério Dinis, presidente do Conselho de Administração da GRATER, "o encontro realizado permitiu avaliar e determinar os investimentos necessários ao reforço de serviços que contribuam para valorizar as potencialidades da ilha Graciosa. Posso adiantar que é com satisfação que vemos nascer um conjunto de negócios que irão alavancar a economia local".
"A visita a dois projetos em curso, concretamente a Ótica de Miguel Ortins Silveira, que se encontra em fase final de construção, e o Parque de Campismo da Pesqueira, cujo obra ainda está a decorrer, é uma mais-valia para os graciosenses. Estas oportunidades de negócio representam um alargamento da oferta comercial e das infraestruturas dedicadas ao turismo", salientou o Autarca Praiense e presidente da GRATER.
"Naturalmente abordamos, também, a perspetiva da GRATER Mar, junto dos homens do mar das Ilhas Terceira e Graciosa, a fim de recolhermos mais informações sobre as suas expetativas e reivindicações para este setor. Em breve, daremos início à implementação da estratégia e para arrancar com o investimento dos fundos disponíveis FEAMP através da GRATER Mar, dedicados ao mar e à zona costeira," finalizou o Tibério Dinis.
A GRATER Mar, que resulta de um contrato celebrado entre a autoridade de gestão do Programa Operacional Mar 2020 e o Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca, visa a gestão da estratégia de desenvolvimento local de base comunitária das ilhas Terceira e Graciosa, numa envolvência da GRATER no setor enquanto entidade gestora da parceria.
A estratégia de desenvolvimento local, a ser desenvolvida pelo GAL Pescas GRATER Mar, assenta em sete intervenções: Inovação em espaço marítimo; Qualificação escolar e profissional relacionada com o mar; Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos; Reforço da competitividade da pesca; Reforço da competitividade do turismo; Promoção de produtos locais de qualidade; e Melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt