O vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, anunciou, esta terça-feira, 29, a abertura de nova edição dos concursos de empreendedorismo da Praia Links – incubadora de negócios e ninho de empresas da Praia da Vitória, enquadrados na estratégia municipal de consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo no Concelho.
Segundo o autarca, durante o mês de junho, estão abertas as inscrições para os concursos Praia Links I2B - Idea to Business, destinado a quem pretende transformar uma ideia inovadora num negócio, e Praia Links Startup, destinado a projetos de negócio em fase inicial.
“O concurso Praia Links I2B – Idea to Business apoia até quatro projetos com bolsas no valor de 400 euros/mês durante dois meses, sendo este período aproveitado para a elaboração do plano de negócios e desenvolvimento da ideia. Depois, todos estes projetos serão avaliados novamente com base no trabalho realizado e, os que passarem à segunda fase, serão apoiados com nova bolsa mensal de 400 euros/mês durante três meses. Os mesmos projetos têm acesso às instalações físicas da incubadora e ao plano de workshops e ajuda da equipa de apoio da incubadora”, explica Tiago Ormonde.
“No Praia Links Startup, o prémio, além da incubação física na Praia Links, é de dez mil euros, sendo premiados os dois projetos selecionados pelo júri. Acreditamos que este valor monetário é um montante importante para a primeira fase da vida de uma startup”, sublinha.
As candidaturas a ambos os concursos podem ser submetidas através do site da Praia Links durante o mês de junho, sendo os resultados anunciados em julho.
Os regulamentos estão disponíveis em www.praialinks.pt e quaisquer esclarecimentos ou informações podem ser obtidas pelo correio eletrónico praialinks.incubadora@cmpv.pt.
Tiago Ormonde explica os concursos destinam-se a projetos inovadores, “preferencialmente enquadrados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Local da Praia da Vitória 2020”, tendo por objetivo garantir, por um lado, promover a concretização de ideias de negócio ou apoiar o desenvolvimento de projetos em fase startup e, por outro, incentivar o espírito empreendedor no Concelho e na Ilha.
Os concursos de empreendedorismo da Praia Links estão enquadrados na candidature ao programa operacional Açores 2020.
Aproveitando o anúncio, o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória com o pelouro da economia, turismo e empreendedorismo, adiantou que, atualmente, a incubadora apoia mais de três dezenas de projetos de negócio.
“Este ano, a Praia Links faz dois anos de vida. O seu objeto é o apoio a projetos de negócios inovadores, que se concretizem preferencialmente na Praia da Vitória. Atualmente, além dos projetos que apoiamos desde a Fundação da incubadora, estamos a apoiar novos projetos, particularmente nascidos no âmbito do projeto Terceira Tech Island, promovido pelo Governo Regional dos Açores, e dos cursos da Academia de Código, que está a orientar um segundo edição do curso de programação”, explica o autarca praiense.
“No próximo ano letivo, esperamos também desenvolver um projeto de iniciação à programação nas escolas do Concelho, tendo em conta que se trata de uma área professional onde existe uma enorme necessidade de recursos humanos. Por exemplo, todos os participantes no primeiro curso da Academia de Código encontraram soluções de emprego. E há empresas que continuam à procura de programadores”, anuncia Tiago Ormonde.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt