Reforçar os meios e elementos promocionais turísticos do Concelho. É este o compromisso do vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, saído das visitas a empresas do setor na Praia da Vitória.
No final de um périplo por vários operadores turísticos do Concelho, o responsável anunciou a intenção da Autarquia em aumentar a promoção da Praia da Vitória enquanto espaço de lazer, aventura, contemplação da natureza e cultura. Segundo o autarca, os vários operadores queixaram-se da falta de informação variada, quer roteiros, panfletos, brochuras e demais elementos promocionais.
“Nas várias reuniões, sentimos, da parte dos operadores, a urgência de promovermos mais e melhor o nosso Concelho. A ligação à natureza, quer pela sua visitação e contemplação, mas também como espaço de aventura; o conhecimento e experimentação das nossas tradições, gastronomia e património; o nosso amplo mar; são elementos que nos caracterizam e nos diferenciam. É esta a tónica dos operadores, à qual vamos dar resposta. Todos nos sublinharam ser urgente mais e melhor informação, quer digital quer em papel. Mas informação que nos diferencie, que seja apelativa e, em certa medida, inove na forma de mostrar a Praia aos turistas”, frisou.
“Neste momento, estamos a ultimar um pacote de elementos promocionais – que vão de novas brochuras e elementos de merchandising a estratégias de ação – que, no seu conjunto, anunciam a Praia da Vitória como um lugar que vale a pena visitar, porque há muito para fazer. Já na última Bolsa de Turismo de Lisboa, reforçámos essa ideia e imagem. E pretendemos continuar a fazê-lo. Esta planificação abrange também sinalização exterior e também a remodelação de vários espaços no sentido de os vocacionar melhor para a visitação turística”, adiantou.
Tiago Ormonde refere ainda a intenção municipal de colocar a Praia da Vitória como ponto de paragem em vários circuitos mundiais, de cruzeiros a feiras da especialidade.
“Muitas destas vontades comportam investimentos avultados. Mas, noutros casos, é possível fazermo-nos ouvir, falando, por exemplo, com os principais operadores e mostrando-lhes o que temos para oferecer. Muitas vezes, achamos que temos poucos, mas, falando com quem nos visita, percebe-se que temos um ambiente único, quase intocável, onde a calma, a hospitalidade e a falta de pressão são atrativos fundamentais. É este caminho que pretendemos seguir”, sublinhou.
“Mas sabemos que só teremos resultados se existir união e cooperação entre todas as partes. É nessa lógica que, na presença na BTL deste ano, estivemos acompanhados por operadores do Concelho. Pretendemos continuar com essa estratégia. Além disso, estamos também a desenvolver um plano de ação para 2019, que visa, por exemplo, capacitar a Praia como espaço de turismo militar. No fundo, a nossa estratégia enquadra-se na visão de aumentar o tempo que cada turista passa na cidade e no Concelho”, explica Tiago Ormonde.
Neste âmbito, o vereador da Câmara Municipal desafia os investidores privados a avançarem com projetos para novas unidades hoteleiras e de alojamento.
“É algo que sentimos fazer falta à Praia. Mais algumas unidades hoteleiras que façam aumentar o número de turistas na cidade e no Concelho, gerando, assim, mais atração pelos serviços de animação existentes e, ao mesmo tempo, potenciando o surgimento de novos projetos na área da animação turística. É com este propósito que, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal, revemos diversas áreas para que possam acolher empreendimentos desta natureza”, adiantou.
“Outras das ideias que acolhemos com muito interesse é a criação de reservas que potenciem diversas atividades náuticas. Não nos podemos esquecer que temos um enorme potencial marinho, que é atrativo e que nos diferencia em certa medida”, sublinhou.
As visitas a várias empresas do setor turístico insere-se no plano de visitas a empresas dos vários setores económicos do Concelho que o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a concretizar, com o intuito de medir o pulso à economia local e conhecer a visão e as necessidades dos empresários, no sentido de melhor desenhar políticas municipais de apoio à economia.
No caso do setor turístico, Tiago Ormonde visitou a Rope Adventures, empresa dedicada a atividades de aventura no Concelho, a empreitada de um novo hostel no centro da cidade da Praia e o restaurante O Pescador, ex-libris da restauração do Concelho.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt