Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Dia Nacional do Pescador assinalado na Praia da Vitória, Tibério Dinis reforça importância do setor das Pescas na dinamização do Turismo no Concelho
11 junho 2018

A Praia da Vitória possui uma longa história com o mar e com a pesca, assumindo-se como uma comunidade piscatória que contribui para a dinamização do Turismo no Concelho, nomeadamente, na qualidade do peixe que integra a nossa oferta gastronómica. Neste sentido, grande parte do rendimento do setor do Turismo provém do esforço e dedicação prestados pelos pescadores, que garantem as melhores iguarias nos restaurantes locais, pelo é necessário que essa valorização tenha impacto direto nos rendimentos dos pescadores. A ideia foi transmitida por Tibério Dinis, presidente da Autarquia praiense, na comemoração do Dia Nacional do Pescador, que decorreu na quinta-feira, 07, na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

"É conhecida a tradição das nossas gentes com o mar e com a pesca. A Praia da Vitória é valorizada pela sua comunidade piscatória, pois esta assume um papel importante na dinamização turística e económica do Concelho. O rendimento proveniente do turismo advém, em grande parte, da pesca, designadamente na área da restauração pela qualidade dos produtos apresentados. São os pescadores que garantem este produto nos restaurantes e nas nossas habitações. O nosso sincero agradecimento pelos desafios que enfrentam diariamente na contribuição para a nossa oferta gastronómica, valorização do nosso mar e da nossa economia", salientou o edil praiense.

"Outra das vertentes que gostaria de referir, assenta na importância da manutenção dos portos e embarcações de pesca do Concelho. São os pescadores que contribuem para o reforço desta atividade, garantido as condições necessárias à sua conservação. As especificidades desta atividade integram a identidade praiense, reforçando a sua importância na Ilha e Região, a par com outras comunidades piscatórias", referiu o autarca.

"A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) continua a apostar na proximidade com os pescadores e suas famílias. Existe uma preocupação deste executivo, que reside no aumento do rendimento de quem trabalha na pesca, concretamente dos pescadores e armadores. Continuamos a trabalhar no sentido de reforçar junto das entidades competentes esta situação, a fim de reforçar a qualidade de vida desta comunidade", disse.

O responsável municipal salientou ainda a importância de se continuar a assinalar, o Dia Nacional do Pescador, visto que é igualmente importante a partilha de experiências provenientes de uma política de proximidade com quem conhece diretamente os desafios inerentes à concretização desta atividade.

"A Praia da Vitória orgulha-se do contributo do setor da pesca para o Concelho. Queremos manter todo o simbolismo associado ao Dia Nacional do Pescador, o estar aqui convosco e partilhar de momentos de alegria e convívio. Esta proximidade é extremamente enriquecedora para todos. O meu agradecimento por todo o trabalho desenvolvido em prol desta Cidade e do Concelho", concluiu.

Durante a ocasião, Luís Rodrigues, Diretor Regional das Pescas, agradeceu o contributo dados pelos pescadores e armadores da Praia da Vitória, salientado a aposta em melhores condições para estes trabalhadores.

"Estas pessoas lidam diariamente com várias incertezas à volta do seu trabalho, como por exemplo a variação anual da quantidade de peixe. Desta forma, queremos investir nesta força de trabalho. Na ilha Terceira temos realizado apostas na escolarização e formação destes profissionais, englobando cerca de 200 pessoas. Temos também desenvolvido ações de sensibilização nas escolas e associações, de forma a valorizar a pesca," disse o responsável regional.

"Saliento a parceria com a CMPV na realização de eventos deste género, concretamente o I Fórum Internacional Socioeconómico das Pescas dos Açores, que nos ensinou como obter rendimento além do peixe, nomeadamente através da aquacultura, restauração, comércio e turismo,", referiu.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt