A baía da Praia da Vitória vai receber, a 4 de agosto próximo, uma das provas do circuito de verão do Campeonato Nacional de Natação em Águas Abertas 5km e 3km – Masters, numa organização da Associação de Natação dos Açores em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Coincidindo com as maiores festas do Concelho, as Festas da Praia 2018, esta prova do Open de Portugal trará até à ilha Terceira cerca de duas centenas de nadadores de todo o País, tendo em vista a preparação para os XXXII Jogos Olímpicos que se realizarão em Tóquio, em 2020.
Carlos Armando Costa, Vice-presidente da autarquia praiense, realça a importância de envolver a Praia da Vitória nestes circuitos nacionais, considerando “as extraordinárias condições naturais e de infraestruturas que a Praia da Vitória tem para acolher provas desta dimensão”, bem como “porque faz parte da estratégia do atual elenco camarário potenciar a baía da Praia da Vitória como espaço de excelência para a realização de diversas provas náuticas e atividades aquáticas”.
Assim, no dia 4 de agosto, o primeiro sábado das Festas da Praia 2018, logo pelas 10h00, terá início a prova de 3km Masters, sendo que, para as 12h00, está reservada a ordem de partida para os nadadores da prova 5km ABS & Categorias.
A edição 2018 do Open de Portugal e Campeonato Nacional de Natação em Águas Abertas chega aos Açores, depois da prova de Primavera, realizada em Abrantes, no passado mês de maio.
A prova açoriana do circuito de verão, para além de se realizar na Praia da Vitória, apresenta novidades no que diz respeito aos escalões em competição, uma vez que os escalões para as águas abertas passam a reger-se pelos escalões FINA e LEN, permitindo a inscrição de atletas mais jovens (os atletas que já podiam competir nos Europeus e Mundiais de juniores, até aos 19 anos, podem agora fazê-lo nacionalmente).
Para já sabe-se que as nadadoras Angélica André e Vânia Neves vão estar presentes, tal como Diogo Marques e Mafalda Rosa, que se destacaram recentemente no Europeu de juniores, em Marselha, França, estando as inscrições para a etapa a realizar na Praia da Vitória abertas até ao próximo dia 25 de julho.
A título de curiosidade, as provas de natação em águas abertas são uma modalidade que remonta praticamente às origens da natação, quando ainda não haviam piscinas infraestruturadas, desenrolando-se a maior parte das competições nos meios aquáticos naturais, desde finais do Século XIX.
Das provas em águas abertas que se tornaram famosas destaque para a célebre travessia do Canal da Mancha. Em Portugal, durante décadas realizou-se, anualmente, a Travessia do Rio Tejo.
Durante a décadas de 40 e 50 do século passado, o maior expoente português da natação foi o nadador Baptista Pereira, que efetuou várias travessias em todo o mundo e bateu inúmeros recordes. Mais recentemente nadadores de maratonas aquáticas como Miguel Arrobas e Nuno Vicente têm-se revelado na modalidade. Aliás, Miguel Arrobas foi mesmo o segundo português a realizar com sucesso a travessia do Canal da Mancha, em agosto de 2008, alcançando o melhor tempo daquele ano (9 horas e 30 minutos), segundo foi registado pela Associação para a travessia do Canal da Mancha (Channel Swimming Association) que homologa e supervisiona a travessia.
Só em outubro de 2005, é que o Comité Olímpico Internacional decidiu integrar a natação de águas livres no programa dos Jogos Olímpicos de Verão.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt