A Câmara Municipal da Praia da Vitória congratula-se com a concretização, esta semana, de uma reivindicação antiga da ilha Terceira – a certificação definitiva do Aeroporto Internacional das Lajes para utilização permanente pela aviação civil. Com este passo decisivo ficam abertas as portas para uma afirmação turística da Praia da Vitória, da ilha Terceira e, até, a partir do Aeroporto Internacional das Lajes para as demais ilhas do Grupo Central.
A certificação para uso civil do Aeroporto Internacional das Lajes – importa recordar – resultou da decisão das forças militares norte-americanas reduzirem de forma significativa a sua presença neste destacamento, como também, ganhou expressão com os vários entraves a escalas técnicas e operacionalidade de aeronaves civis, na Base das Lajes. Num objetivo comum, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e o Governo dos Açores, aliados a diversos movimentos públicos da Terceira, nunca desistiram da sua concretização, tendo o Governo da República, a 27 de julho de 2016, se comprometido, no prazo de dois anos, a certificar a Base das Lajes para uso da aviação civil.
A certificação da Base das Lajes, na prática, recentra no agora designado Aeroporto Internacional das Lajes (em coordenação com o Comando da Base) a gestão do tráfego aéreo e das autorizações de voos civis; elimina os anteriores prazos de pedido de utilização da pista; clarifica as competências, atribuições, responsabilidades e procedimentos da operação civil; permite, em caso de necessidade, o acesso da aviação civil às placas militares; e articula, de forma ágil, com a componente civil as operações e limitações no âmbito da Defesa Nacional e operações militares.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória considera, assim, tratar-se de um passo fundamental para uma nova época de aproveitamento desta infraestrutura estratégica para o Concelho da Praia da Vitória, da Ilha Terceira e dos Açores.
É justo, portanto, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Governo da República, liderado por António Costa, porque concretizou, dentro dos prazos definidos, o compromisso assumido com a Ilha Terceira. Assim como, reconhecer, publicamente, o empenho do Governo dos Açores, particularmente do Presidente Vasco Cordeiro, neste processo, tendo liderado todas as diligências e contactos conducentes à concretização deste imperativo de reconhecida importância estratégica.
Atribuída a Certificação à Base das Lajes, compete às autoridades públicas continuarem a dar o seu contributo no sentido de potenciar o uso civil desta infraestrutura aeroportuária, nomeadamente, trabalhando na captação de escalas técnicas, de operações charters e de novas companhias aéreas.
O Aeroporto Internacional das Lajes é um ativo que urge promover, rentabilizar e viabilizar e, tal só é possível, aliando estratégias de todos os intervenientes públicos e privados, em especial dos operadores turísticos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt