Centrar no centro histórico da Praia da Vitória um conjunto de lojas-âncora, capazes de reforçar a atratividade do espaço e, por essa via, contribuir para a redinamização do comércio local. Esta é uma das medidas incluídas no projeto “Investir na Praia da Vitória”, que a Autarquia pretende ter implementado no primeiro semestre de 2019, com o intuito de relançar o centro da urbe como espaço comercial.
As medidas principais do projeto foram explicadas pelo vereador com o pelouro da Economia no Município, Tiago Ormonde, no âmbito de um conjunto de visitas a empresas e espaços comerciais na urbe.
“O programa foi apresentado, de forma sucinta, pelo Presidente da Câmara na cerimónia comemorativa da elevação da Praia a cidade, que ocorreu a 20 de junho. Estamos, neste momento, a preparar e articular os pormenores de cada medida, com o objetivo de, no primeiro trimestre de 2019, começarmos a concretizá-lo. Na essência, este projeto visa direcionar os apoios municipais para a captação de novos espaços comerciais no centro histórico ou para a modernização de espaços existentes”, adianta.
“Existem duas linhas orientadoras claras: apoiar os comerciantes que já estão instalados e que, de forma hercúlea, têm resistido aos vários obstáculos que se colocam ao centro da cidade, os quais merecem todo o nosso respeito e admiração; e reforçar a atratividade do centro histórico para a instalação de novos negócios. Uma das ideias principais passa pela captação de lojas-âncora, capazes de gerar atração e fluxos de consumidores, os quais contribuem para o crescimento dos restantes negócios. Esta é uma estratégia que tem tido resultados muitos positivos noutras zonas do país e acreditamos ser a mais adequada”, adianta Tiago Ormonde.
“Neste momento, e nesse âmbito, estamos a trabalhar no sentido de encontrar as melhores propostas que possam ser replicadas no centro da cidade. A partir daí, redirecionaremos o nosso pacote de apoios para irmos de encontro à concretização desta medida”, adianta.
Segundo o responsável municipal, os apoios municipais traduzir-se-ão num regulamento de incentivos ao investidor, tendo como vetores a modernização dos espaços comerciais, a fixação de novos espaços e a fixação de lojas-âncora.
“Estamos também a proceder à revisão dos regimes municipais de taxas e licenças, nomeadamente as relativas a ocupação da via pública para fins comerciais, esplanadas e publicidade, adequando-as às necessidades dos comerciantes. A esta medida, associam-se o reforço das ações de formação na área do comércio e a criação de bolsas de espaços comerciais disponíveis para arrendamento e de franquias e lojas-âncora disponíveis para funcionar no centro da cidade. Estas medidas resultam dos contributos dados nos fóruns “Pensar a Cidade do Futuro”, promovidos pela Autarquia”, adianta Tiago Ormonde.
O programa “Investir na Praia da Vitória” inclui também a criação do Cartão de Fidelização do Comércio da Cidade da Praia da Vitória, no âmbito do programa VitÓria.
Estas medidas terão o acompanhamento e o apoio dedicado do Gabinete da Empresa, a funcionar na Rua de Jesus.
As visitas a várias empresas insere-se no plano de visitas a empresas dos vários setores económicos do Concelho que o vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a concretizar, com o intuito de medir o pulso à economia local e conhecer a visão e as necessidades dos empresários, no sentido de melhor desenhar políticas municipais de apoio à economia.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt